Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Campus Propriá inaugura Biblioteca Florival Santos

Campus Propriá inaugura Biblioteca Florival Santos

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 16 de Junho de 2015, 15h34 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 12h27

imagem1O Instituto Federal de Sergipe IFS/Campus Propriá, teve sua biblioteca inaugurada no dia 01 de junho, durante a semana de acolhimento dos alunos - ACOLHIFS. A mesma recebe o nome de Florival Santos, ilustre artista plástico sergipano, natural de Propriá, de talento reconhecido, autor do brasão da capital do nosso Estado e que tem uma de suas obras no acervo do Vaticano - a tela "Retirantes".

Juntamente com a inauguração teve início o projeto "Xadrez na biblioteca", desenvolvido no Campus Propriá pelo bibliotecário Maurício dos Santos Júnior. Para a sua divulgação e fortalecimento entre os nossos alunos, recebemos o servidor Paulo Pereira, treinador responsável pela equipe de xadrez do Campus Itabaiana que, na ocasião, apresentou seus enxadristas, com destaque para Gilneide Cardoso dos Santos, medalhista peloimagem2 IFS. Paulo Pereira aproveitou a ocasião para divulgar a possibilidade que o aluno enxadrista tem de viajar para outros estados, com o objetivo de competir representando o Instituto e o seu campus de origem. Contamos também com a presença de Gustavo Marques, representante da Federação Sergipana de Xadrez - FSX, que apontou os benefícios do jogo para o aprendizado e reforçou o convite para que os alunos possam competir, inclusive nos eventos da FSX.

O grupo de teatro Edificart, do Campus Estância, deu sequência ao evento com a peça "Aventuras na Biblioteca" imagem3abordando de forma divertida e dinâmica o conceito amplo de biblioteca, a rotina de empréstimo e devolução dos itens bibliográficos, bem como a preservação e conservação do acervo.

Para discorrer um pouco sobre a vida e obra de Florival Santos, recebemos o artista plástico Elias Santos, o qual teve a honra de conviver com o homenagiado desde a sua adolescência, agregando muitos ensinamentos. Segundo Elias, o cenário ribeirinho de Propriá, onde Florival passou sua infância, foi refletido em muitas de suas obras, a exemplo dos "Plantadores de arroz", "Puxada de rede", "Pescador" e "Pescando massunins". Também se destacou pintando retratos, inclusive em telas de tamanho natural. O artista nasceu em 16 de outubro de imagem41907 e faleceu em 26 de setembro de 1999. Cleônia Lima Meneses Feitoza, sobrinha do Florival, esteve presente representando a Sra. Marlene Santos, filha do nosso homenageado e disse estar muito emocionada e contente com o reconhecimento e homenagem prestados pelo IFS - Campus Propriá. Atualmente, além da Biblioteca Florival Santos, o campus possui um busto do artista esculpido por Elias Santos, que será restaurado pelo mesmo, como declarou na ocasião.

Por fim, a Biblioteca Florival Santos teve a sua placa descerrada pelo coordenador da biblioteca, o bibliotecário Maurício dos Santos Júnior, na presença do Diretor Geral do Campus Propriá, José Augusto Andrade Filho e demais servidores da equipe, Kelly Cristina Barbosa, Diretora Geral imagem5de Bibliotecas – DGB com a sua equipe de coordenadores e de todos os alunos que adentraram para conhecer o espaço e conferir o acervo. No dia posterior, a bibliotecária do Núcleo de Treinamento e Capacitação NTC, ligada à DGB, Célia Aparecida Santos de Araújo, realizou uma palestra com os alunos, ensinando-os como se utilizar os serviços que a biblioteca oferece e esclarecendo suas dúvidas.

imagem6

Escrito por: Maurício dos S. Júnior.

Ascom - Campus Propriá