Página inicial > Últimas Notícias > Propriá > Campus Propriá realiza I Oficina de Planejamento

Campus Propriá realiza I Oficina de Planejamento

Criado: Terça, 10 de Janeiro de 2017, 12h03 | Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2015, 13h12 | Última atualização em Terça, 10 de Janeiro de 2017, 12h03

20150818 100726.jpgokNa quinta-feira, 18 de agosto, o Instituto Federal de Sergipe/Campus Propriá realizou a I Oficina de Planejamento para os servidores Técnicos Administrativos em Educação e Docentes. Na oportunidade, fora discutido com os participantes, a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Plano de Desenvolvimento Anual (PDA), e do Geplanes, esse, importante ferramenta para o planejamento e execução de ações no instituto.

Na ocasião, o Comitê, responsável pelo projeto, propiciou aos participantes, um momento sobre o Instituto Federal de Sergipe onde discorreram sobre a missão, a visão e os valores da instituição. Esse momento, considerado pelos organizadores, um dos mais grandiosos, por despertar nesses servidores, o sentimento de pertença a instituição.

Para Verônica Barbosa, Gerente de Administração e Agente de Planejamento do campus, é necessário que o servidor entenda o papel da instituição para a sociedade e20150818 101249.jpgpode os valores propagados pelo IFS, para que sejam construídas ações relevantes para a valoração do Campus Propriá.

Na oficina, também foram discutidos pontos importantes relacionados a administração geral, como: Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Metas; Objetivos, entre outros. Uma oportunidade ímpar, para todos os presentes, sendo que, ao adquirir conhecimento sobre as diversificadas ferramentas da administração, essas, poderão ser utilizadas no dia a dia de cada servidor, bem como na construção de ações eficientes, eficazes e efetivas para o campus.

20150818 100730.jpgok 20150818 140650.jpgPODE02 20150818 145136.jpgPODE03

Entenda os Planos e o Geplanes

• Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

O Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI é um valioso instrumento de gestão. É o documento em que se definem a missão da instituição e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Ao estabelecer indicadores de desempenho permite a comparação entre a situação atual e a planejada, indicando as correções que devem ser efetuadas para a consecução dos objetivos e metas traçados. Serve de base para a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Anuais – PDA – do quinquênio de sua vigência, enfim, é uma ferramenta de planejamento estratégico de longo prazo e base para os planejamentos operacionais de curto prazo.

• Plano de Desenvolvimento Anual (PDA)

O plano de desenvolvimento anual (PDA) é resultado de um processo de construção coletiva, tendo como referência os princípios da gestão democrática e de planejamento participativo, envolvendo todos os Campi e a Reitoria, através da constituição de representantes institucionais vinculados aos objetivos estratégicos do IFS.

• Geplanes

O Geplanes é um software público, desenvolvido para ser utilizado como ferramenta de Gestão Estratégica em organizações públicas ou privadas. Suas funções se aplicam desde a fase do planejamento até a execução estratégica, possibilitando o monitoramento do desempenho organizacional de ponta a ponta.