Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória forma primeira turma do Programa Mulheres Mil

Campus Glória forma primeira turma do Programa Mulheres Mil

Criado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07 | Publicado: Terça, 15 de Janeiro de 2013, 15h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 18h07

Na tarde de quinta-feira (10), foi realizada, na Escola Municipal Antônio Francisco dos Santos, a solenidade de conclusão do curso de Formação Inicial e Continuada de Operador de Beneficiamento de Frutas e Hortaliças e dos Módulos Básicos FIC – Programa Mulheres Mil do Instituto Federal de Sergipe/Campus Nossa Senhora da Glória. O curso proporcionou certificação a 74 mulheres, moradoras do bairro Cohab.
encerramento 3
Participaram da solenidade a Professora Doutora Ruth Sales Gama de Andrade, Pró-reitora de Pesquisa e Extensão, representando o Magnífico Reitor do Instituto Federal de Sergipe, o Diretor Geral do Campus Glória, Professor Mestre Rubenval
Francisco de Jesus Feitosa, a Coordenadora Estadual do Programa Mulheres Mil, Professora Mestre Nara Vieira de Souza, o Excelentíssimo Prefeito do município de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio, patrono da turma, Professora Maria José dos Santos, paraninfa da turma, e o Diretor Geral da indústria Laticínios Natville, Flávio José Santos Dantas, bem como gestores e servidores do IFS/Campus Glória, amigos e familiares das alunas.
encerramento 1
Em seu discurso, a Professora Ruth, em nome do Reitor, parabenizou as novas operadoras de beneficiamento de frutas e hortaliças do município e reafirmou o compromisso do IFS com a educação. “Fortalecendo ações como essa em cada campus, contribuímos com a formação educacional da população e com trabalhadores mais qualificados”.

Já o Diretor do Campus Glória falou sobre a satisfação de formar a primeira turma do Promil no campus. “É uma alegria ver que cada uma de vocês chegou até aqui e acreditamos que podem ir muito mais longe. Esse é o nosso papel, possibilitar a elevação da escolaridade, a geração de renda e a participação de vocês na sociedade”, ressaltou Rubenval. Na ocasião, também agradeceu a todos que colaboraram para a realização da solenidade, aos servidores do campus, à Prefeitura Municipal de N. Sra. da Glória e a todos os parceiros, a exemplo
das indústrias Laticínios Irmãos Santos e Laticínios Nativille.
encerramento 4
O Prefeito de Glória reforçou a disponibilidade da prefeitura em formar parcerias com o IFS no intuito de melhorar a educação do município. “São muito importantes para o município as ações do IFS/Campus Glória e, no que for possível, a prefeitura irá sempre colaborar, pois isso vai impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida dos glorienses”.

“É muito gratificante participar de um momento como esse. O Promil tem como objetivo oportunizar inclusão educacional, produtiva e social, por meio do acesso à educação profissional e tecnológica, e vocês tiveram essa oportunidade, mas é fundamental que não parem por aqui, continuem estudando, buscando novos cursos. O conhecimento nunca se esgota”, orientou a Coordenadora Geral do Programa Mulheres Mil em Sergipe, Nara Vieira.encerramento 2

Na ocasião, a Coordenadora Geral do Promil agradeceu à direção do campus pelo apoio constante. “É muito bom poder contar com uma gestão que participa das reuniões do programa e acata as ideias e cronogramas estabelecidos pelas coordenações local e estadual, bem como não mede esforços para intermediar junto aos parceiros locais”, ressaltou.

Num discurso emocionado, a Professora Maria José dos Santos, conhecida como Nininha, falou sobre sua trajetória de vida e da felicidade em acompanhar o processo de formação das mulheres. “Fico feliz em ver que tantas mulheres, assim como eu, encararam o desafio de se capacitarem e não desistiram, apesar das inúmeras dificuldades em ter que conciliar os estudos com os afazeres domésticos e o papel de mãe e esposa”.

Para a concluinte Maria Vicência Santos, o curso foi completo. “Nós tivemos oportunidade de aprender todos os processos de manipulação dos alimentos, desde o plantio, passando pela colheita, até a preparação para a venda, como higienização e segurança alimentares”, falou Vicência. E comemora, “Agora posso investir e ter minha própria renda”.

Segundo Dona Vicência, um ponto fundamental para a permanência no curso foi a aproximação dos professores com os alunos. “Eles foram mais que professores, ouviam e entendiam as dificuldades dos alunos e nos davam estímulos para continuar”, destacou.

Curso de Operador de Beneficiamento de Fruta e Hortaliças

O curso foi ministrado na modalidade presencial com carga horária total de 280 horas, envolvendo formação teórica e atividades práticas importantes para o processo de construção de conhecimento. Levando em consideração as especificidades do público-alvo, as disciplinas abrangeram quatro eixos: formação humana e científica, identidade e cidadania, participação e trabalho e qualificação profissional.