Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Biblioteca do Campus Glória cria projeto para incentivar o uso das normas da ABNT
TRABALHOS ACADÊMICOS

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 08h47 | Publicado: Segunda, 22 de Mai de 2017, 08h47

O projeto prevê palestras em todos os campi

bibliotecaRedigir trabalhos acadêmicos por si só não é uma tarefa fácil, envolve muito estudo e pesquisa. Mas, para muitos alunos, difícil mesmo é adequar esses trabalhos às normas da ABNT. Boa parte dos estudantes desconhecem as normas e têm muita dificuldade em entendê-las. Foi a partir dessa percepção que a bibliotecária do IFS - Campus Glória, Jociene Xavier, teve a iniciativa de criar o projeto “Descomplicando a ABNT” em parceria com a Diretora Geral de Bibliotecas (DGB), Kelly Barbosa.

O projeto tem o objetivo de facilitar a assimilação e aplicação das normas, além de incentivar sua utilização nos Relatórios Técnicos Científicos, Artigos Científicos e Trabalhos Acadêmicos, de forma geral. Para isso, já foram criados dois guias explicativos, sendo um de elaboração de monografia e outro de artigo científico. Os manuais, que estão disponíveis no site do IFS, têm linguagem fácil e trazem muitos exemplos para que os alunos consigam entender exatamente como aplicar o conhecimento na prática. “O objetivo desses guias é facilitar e incentivar o uso das normas. É importante ressaltar também que o IFS possui assinatura das normas ABNT e as disponibiliza a todos os alunos gratuitamente”, salientou Jociene Xavier. A bibliotecária também citou o Repositório Institucional (RIFS), lançado recentemente e que é uma verdadeira vitrine da produção científica do Instituto Federal de Sergipe. “Agora com a criação do RIFS devemos conscientizar nossos alunos sobre a importância da padronização dos trabalhos através do uso dessas normas”, completou.

Além dos guias explicativos, o projeto também prevê a realização de palestras para os alunos em todos os campi do IFS. No último dia 12, foi a vez dos alunos do 1º período do Curso de Tecnologia em Laticínios do Campus Glória participarem da palestra. A pedido da professora de Química, Ana Paula Cavalcante, Jociene tirou todas as dúvidas da turma numa palestra que despertou bastante o interesse dos alunos. “Esse foi o meu primeiro contato com o assunto e achei ótimo. Agora a gente sabe a importância e tem mais confiança para fazer os trabalhos, contou a aluna Thais Aragão.

A professora Ana Paula contou que percebeu a dificuldade dos alunos na utilização das normas ao receber os primeiros relatórios das disciplinas de Química Geral e Química Orgânica e resolveu inserir as palestras nas aulas de Química. “Percebi que muitos alunos desconheciam, por exemplo, o que é uma citação, detalhes como recuo, espaçamento e organização das referências. É importante que eles comecem a se familiarizar com a padronização, uma vez que logo estarão elaborando artigos, TCC e relatórios científicos”, explicou Ana Paula.