Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória lança projeto Gol Federal

Campus Glória lança projeto Gol Federal

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Criado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 14h51 | Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 14h51 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2017, 08h45

Contemplado em edital da Propex, o projeto visa proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento esportivo de crianças e adolescentes

golfederal1A tarde da última quinta-feira (24) foi bastante movimentada no bairro Joviniano Barbosa, no município de Nossa Senhora da Glória. O ginásio do conjunto foi o palco do lançamento do projeto Gol Federal, de autoria do professor de Educação Física Alberto Oliveira e coautoria da psicóloga Beatriz Fonseca do Instituto Federal de Sergipe. O programa, que tem como objetivo ofertar oficinas esportivas e reforço escolar para crianças e adolescentes, tem o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória através das secretarias de Assistência Social e Inclusão, de Esportes e de Turismo e Lazer.

Cinquenta estudantes serão contemplados pelo programa, sendo a metade de meninos e a outra metade de meninas, com idade entre 10 e 14 anos. Serão ofertadas seis oficinas esportivas abrangendo várias modalidades, dentre as quais: Futsal, Badminton, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Atletismo e também jogos de mesa (tênis de mesa, totó, xadrez, dama e dominó). Haverá ainda dois módulos complementares que ofertarão reforço escolar nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, ministrado pelos monitores do projeto, que são alunos do curso de nível médio integrado de Agropecuária do campus Glória; além de rodas de conversa promovidas pelo Serviço de Psicologia do campus.

golfederal5Outro objetivo do projeto é promover o envolvimento das famílias dos participantes através do serviço de psicologia.  “Não queremos apenas proporcionar um lazer através do esporte, queremos transformá-los, fazer a diferença na vida de cada um deles. Já conseguimos fazer com que crianças que tinham abandonado os estudos, retornassem às escolas e essa aproximação com as famílias é imprescindível para alcançar o êxito”, explicou o professor Alberto Oliveira.

O projeto terá duração de dez meses e as famílias dos participantes receberão cestas básicas distribuídas pelo município de Nossa Senhora da Glória, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Inclusão.  O prefeito da cidade, Chico do Correio, esteve presente no evento e comentou o projeto. “A transformação da sociedade passa pela escola e pelo seio da família. Por isso, eu quero agradecer ao Instituto Federal de Sergipe pela brilhante ideia, pois é um projeto de inserção dessas crianças em atividades que promoverão seu desenvolvimento. Acredito que essa nossa parceria trará bons frutos”, disse o prefeito.
golfederal3

O evento foi encerrado com a entrega de kits, compostos por tênis, garrafinha, caneta, lápis e caderno para cada um dos participantes do projeto e com um coquetel oferecido a todos os presentes. O evento, que foi aberto à comunidade local, contou com a participação das famílias dos estudantes, alunos e professores do IFS, do diretor geral do Campus Glória, José Henrique Dias dos Santos, do Prefeito, Chico do Correio, e demais autoridades locais.