Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Já na terceira edição, evento Portas Abertas aproxima o IFS da comunidade gloriense
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Já na terceira edição, evento Portas Abertas aproxima o IFS da comunidade gloriense

Escrito por ANA CARLA ROCHA DE SOUZA CRUZ | Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2017, 11h48

IFS1Evento foi realizado simultaneamente à Exposição Agropecuária de Nossa Senhora da Glória, no Parque de Exposições João de Oliveira Dantas, e contou com participação expressiva do público externo

Após três anos suspenso, o evento IFS Portas abertas marcou seu retorno à agenda de eventos do Campus Glória no mês de novembro. Em sua terceira edição, o encontro foi organizado por uma comissão formada pelas gerências de Ensino e de Administração, pela Direção Geral do campus e contou também com o apoio das pró-Reitorias de Ensino (Proen) e de Pesquisa e Extensão (Propex) do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com uma programação extensa e diversificada, o evento teve duração de três dias e teve como objetivo promover a aproximação com a comunidade externa apresentando todo o trabalho realizado pelo IFS.  

No primeiro dia, os alunos fizeram uma amostra de trabalhos de química, utilizando garrafas pet na construção de polímeros, ferramenta importante no estudo da química orgânica; expuseram banners e apresentaram jogos matemáticos, sob orientação de Weverton Santos, professor de química do Campus Glória e Elisania Santana, professora de matemática do Campus Itabaiana.IFS3

Outra atividade realizada no primeiro dia foi a apresentação da PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, um sistema com emprego de práticas de preservação de solo e água que alia a criação de animais com a produção vegetal e faz uso de insumos orgânicos da propriedade. Foi apresentado ainda um trabalho com Manejo Ecológico de Cactáceas Forrageira, evidenciando os efeitos de sua utilização como alternativa alimentar na produção de animais ruminantes. “É importante que a sociedade veja o que os alunos estão produzindo, para quem estão produzindo, quais tecnologias estão desenvolvendo e esse intercâmbio com a sociedade é fundamental. Uma região como a nossa, pobre, que tem a oportunidade de ter um Instituto Federal e uma Universidade Federal com trabalhos voltados para a área de agrárias, isso só vem a fortalecer o arranjo produtivo local”, salienta o professor Frederico Campos Pereira.

Outro destaque do evento, foi a criação de pratos e receitas culinárias inovadoras utilizando a vegetação do bioma Caatinga, como a torta salgada com palma forrageira, nevada sem álcool de acerola enriquecida com o fruto da palma de espinho e o brigadeiro de umbu, trabalho desenvolvido em parceria com os alunos do curso de Agroindústria da Universidade Federal de Sergipe (UFS).  “É um evento muito importante, pois é uma forma de disseminar para o público externo conhecimentos e práticas totalmente relacionadas às atividades econômicas da região, portanto o que é produzido aqui é essencial para o desenvolvimento local”, ressaltou Lucas Silva, aluno do 3º ano do técnico em agropecuária.   

Conduzidos pela professora Ana Catarina Oliveira, alunos de Agropecuária mostraram práticas sobre Caldas Alternativas de Fumo e Bordalesa. Eles ensinaram o modo de preparo delas e falaram sobre a importância de sua utilização em sistemas agrícolas no combate de fungos e insetos pragas.

IFS2Diversos trabalhos de pesquisa, FAPITEC, CNPq e outros foram apresentados durante o evento, alguns deles desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) -Campus sertão durante a Exposição. “Os estudantes estavam preparados e mostraram-se muito satisfeitos com o IFS Portas abertas durante a Exposição Agropecuária. As experiências e palestras apresentadas foram de muita importância para o conhecimento dos estudantes presentes, bem como para o público da Exposição. Valeu muito a retomada do IFS de Portas Abertas durante esse período”, avaliou a gerente de Ensino, Roseane Santos.

No segundo dia, estudantes do Curso Tecnologia em Laticínios apresentaram experiências práticas sobre a produção de bebida à base de soro de leite, trabalho de pesquisa da professora Simone Vilela Talma. Outras práticas sobre qualidade do leite, pH e bactérias patogênicas também foram expostas nesse dia. O professor João Batista Barbosa orientou os estudantes na amostra de placas com resultado de diversas coletas em ambientes de bactérias patogênicas e explicou a importância de práticas de higiene em diversos ambientes.

Algumas atividades foram desenvolvidas em conjunto com outras instituições, como a UFS e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), como o trabalho de alunos do curso de Laticínios com os alunos da UFS, demonstrando práticas ligadas à indústria do leite, o processo que envolve a sua produção, identificação de fraudes e problemas com leite estragado. Os estudantes do curso de Agropecuária realizaram atividades com a Emdagro. “Os alunos participaram de atividades na área de defesa sanitária e animal, no julgamento do torneio leiteiro de caprinos e bovinos e também no julgamento de IFS5bovinos, contou a professora e veterinária Jeanne de Souza.

No último dia do evento, as atividades realizadas fizeram alusão ao Dia da Consciência Negra. O objetivo foi promover ações de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira no espaço do Campus Glória. Apresentações artísticas como fitdance, teatro e capoeira fizeram parte da programação do dia.

Público

O evento contou com a participação de alunos do IFS-Itabaiana, UFS-Campus Sertão, escolas municipais, dos colégios Estaduais Cícero Bezerra, Manoel Messias, Padre Leon Gregório e outros do município de Nossa Senhora da Glória, além do público presente na exposição agropecuária, composta em sua maioria por produtores rurais e moradores locais, que participaram de algumas das atividades realizadas. O Reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, e a pró-reitora de pesquisa e extensão, Ruth Sales, também marcaram presença no evento.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página