Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Conselho de Classe é tema da XI Jornada Pedagógica do Campus Glória
CAMPUS GLÓRIA

Conselho de Classe é tema da XI Jornada Pedagógica do Campus Glória

Criado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 16h29 | Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 16h42 | Última atualização em Quinta, 07 de Fevereiro de 2019, 08h17

Evento reuniu equipe docente para discutir ações de ensino

IMG 3836Com o objetivo de organizar o ano letivo, planejar e alinhar as ações acadêmicas, o Campus Glória realizou, na última sexta-feira, 31, a XI Jornada Pedagógica, evento promovido pela equipe interdisciplinar da Assessoria Pedagógica do campus.

O evento teve como público-alvo os docentes e trouxe nesta edição o tema “Conselho de Classe: pode ser evitado? Se ocorrer, como avaliar?”. O evento contemplou discussões, compartilhamento de experiência acerca da temática central, apresentação de relatos de estudantes, bem como atividades de dinâmica, organização de horário e apresentação de documentos norteadores.

IMG 3778A programação foi aberta pelo diretor-geral do campus, José Henrique dos Santos, que, dentre outros assuntos, debateu sobre currículo integrado e reformulação de PPC’s. Na sequência, o coordenador da Assessoria Pedagógica e técnico em Assuntos Educacionais do campus, Luciano Ferreira, provocou reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem. A manhã ainda contou com apresentação dos horários do segundo semestre pela gerente de Ensino, Ronise Almeida e finalizou com a apresentação do Documento de Formalização da Demanda (DFD) pelo coordenador de Planejamento do campus, Evilásio dos Santos.

IMG 3799“Considero a Jornada Pedagógica o evento mais importante do campus, pois funciona como uma reafirmação do nosso compromisso docente em cumprir o andamento dos trabalhos do ensino-aprendizagem associado aos trâmites burocráticos, fundamental para não comprometer o resultado final”, pontuou Ronise Almeida, gerente de ensino do campus.

IMG 3795Tema central do evento, no turno da tarde, a equipe interdisciplinar promoveu um debate com os docentes do campus sobre Conselho de Classe. “Nosso intuito foi provocar reflexões que permitam aos docentes conceberem outras formas de avaliação para além de testes e provas, bem como reavaliar os mecanismos e sistematizar esse processo de avaliação, considerando a complexidade que é o processo ensino-aprendizagem. Para isso, analisamos os conselhos anteriores, bem como um breve relato dos estudantes que já passaram pelo conselho”, colocou o coordenador da Asped, Luciano Ferreira.

Para o professor Mateus Furtado, a Jornada Pedagógica é sinônimo de alinhamento com os colegas e com os interesses da instituição. “É a oportunidade de reencontrar os demais docentes antes de voltamos à sala de aula e procedermos os ajustes necessários para o bom andamento do semestre, momento de integração que geram sugestões e críticas com o intuito de corrigir ou melhorar nossas atividades, afirmou.