Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Oficina de Cordel será realizada no Campus Glória
LITERATURA

Oficina de Cordel será realizada no Campus Glória

Criado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h31 | Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h31 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Atividade tem como objetivo buscar inspiração na cultura popular para estimular a leitura e a escrita

Cartaz Cordel DGB Campus Glória1 page 0001Com o objetivo de aproximar a Literatura de Cordel ao cotidiano da comunidade interna, o Campus Glória do Instituto Federal de Sergipe está com inscrições abertas para uma Oficina de Cordel que será realizada no dia 06 de junho, às 9h, no auditório do campus. A atividade é uma idealização da Diretoria Geral de Bibliotecas do IFS e já está ocorrendo em outros campi da instituição desde o início deste mês.

A Oficina de Cordel é destinada ao público interno da instituição, poderão participar alunos, docentes, técnicos-administrativos e funcionários terceirizados. A oficina terá duração de duas horas e será mediada pelo cordelista Chiquinho do Além Mar que instruirá os participantes a criarem os seus próprios cordéis.

Para a coordenadora de Biblioteca do Campus Glória, Jociene Xavier, a oficina de cordel é uma oportunidade de valorização da Literatura Popular. “Nossa intenção é despertar, estimular e expor a criatividade dos participantes, estimulando-os à participação e criação de cordéis, de forma a difundir e fortalecer esse gênero literário tão rico e importante para a cultura nordestina”, ressaltou a coordenadora.

A atividade faz parte de um projeto maior, que inclui três etapas: oficinas em todos os campi da instituição, lançamento de um edital para a produção de um livro, seguido da entrega dos cordéis pelos estudantes, avaliação realizada por cordelistas sergipanos e, por último, a publicação de um livro composto pelos cordéis com melhor avaliação.

O processo de inscrição é 100% online, gratuito e pode ser realizado até o dia da oficina pelo Sistema de Publicação do IFS – SISPUBLI. Todos os participantes receberão certificado.