Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Professor do Campus Glória participa de programa da Embaixada dos EUA
TECHCAMP Brasil

Professor do Campus Glória participa de programa da Embaixada dos EUA

Criado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 11h53 | Publicado: Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 12h38 | Última atualização em Sábado, 02 de Julho de 2022, 00h11

Juliano Lima é um dos nove docentes da rede federal selecionados para participar do Programa STEAM TechCamp Brasil

Por Andrêzza Castro

maxresdefaultO Instituto Federal de Sergipe, por meio do Campus Glória, está representado no Programa STEAM TechCamp Brasil, uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil que tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

bdb1625a 1dad 41fa bdd7 9782fbfc91a6No período de 08 a 12 de fevereiro, o docente do Campus Glória, Juliano Silva Lima, participou do Encontro Virtual do STEAM TechCamp Brasil 2021, após ser um dos nove docentes selecionados em toda a rede federal de Educação Profissional e Tecnológica para participar do programa. O encontro contou com uma programação de atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico para fomentar a aprendizagem ativa de STEAM, incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker. “STEAM é uma metodologia ativa norte-americana que visa preparar os estudantes para os desafios futuros como cidadão, não é uma metodologia nova, mas nos últimos anos tem se tornado cada vez mais presente no processo de ensino-aprendizagem no Brasil”, explica o professor Juliano.

Quanto à cultura Maker, o docente esclarece que é uma das etapas importantes no processo de aprendizado da metodologia STEAM. “A cultura Maker proporciona que os alunos aprendam os conteúdos fazendo protótipos, solucionando problemas, interpretando suas criações e ocupando assim uma posição mais protagonista no processo de aprendizagem. Nesse tipo de metodologia, cabe aos professores atuar muito mais como um guia no processo de aprendizagem, monitorando e apoiando os estudantes na elaboração e desenvolvimento dos projetos”, complementa.

WhatsApp Image 2021 02 12 at 19.56.41Ao final do encontro, os participantes do Programa STEAM TechCamp Brasil apresentaram um plano de ação construído ao longo da semana e que deverá ser implementado durante o ano de 2021 junto às instituições às quais são vinculados. “A participação nesse programa possibilitará o aprendizado do uso de uma metodologia inovadora capaz de ser aplicada dentro da realidade do Campus Glória, onde atuo como professor, com perspectivas para o desenvolvimento de novos projetos interdisciplinares nos quais possamos desenvolver o conceito learn by doing (aprender fazendo), por meio de práticas que possam contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes. No âmbito geral da instituição, também estarei apto a ministrar oficinas de formação básica sobre a metodologia STEAM”, destacou Juliano.

3julianoSegundo o professor do Campus Glória, a seleção para participar do Programa STEAM TechCamp Brasil 2021 veio no melhor momento, em que o uso das metodologias ativas têm se tornado mais constantes na sua experiência docente. “Durante o ensino remoto, tenho trabalhado com os alunos metodologias como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e gamificação, as quais percebo como importantes no processo de aprendizagem deles”, pontuou.

Juliano Lima é formado em Ciências BIológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) com doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) com período sanduíche na Universidad de Alicante (UA), Espanha, e compõe o quadro docente do Campus Glória há oito anos, ministrando disciplinas como Biologia Celular e Microbiologia.

O Programa STEAM TechCamp Brasil tem parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).