Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Projeto utiliza teatro de fantoches para alertar sobre a importância da preservação das abelhas
MEIO AMBIENTE

Criado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 12h33 | Publicado: Segunda, 31 de Mai de 2021, 12h33 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Atividade é veiculada pelo canal do YouTube Teatro AAP

Por Andrêzza Castro

imagem1Com o objetivo de levar educação ambiental, em especial a conscientização sobre a importância da preservação das abelhas para o meio ambiente, o projeto “Teatro e difusão das abelhas nativas como ferramenta de aprendizagem em preservação ambiental” vem utilizando o teatro de fantoches e as redes sociais para apresentar a temática, de forma lúdica, divertida e responsável.

imagem2A equipe do projeto é formada pelo professor doutor José Dantas Gusmão Filho e as discentes Ana Grasiella Matos e Lívia Santana do 3º ano do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Sergipe/Campus Glória, os quais já trabalharam juntos e abordaram a mesma temática, em 2019, com o projeto "Uso da apicultura e meliponicultura como ferramenta de educação ambiental", com atuação de forma presencial.

imagem3Por meio do canal do YouTube Teatro AAP, semanalmente, são apresentados episódios com teatro de fantoches produzidos pelas bolsistas Grasiella e Lívia, sob orientação do professor José Dantas. As publicações tiveram início na primeira semana de maio e, desde então, as personagens abelhinha Melissa e seus amiguinhos Malu e Juninho dialogam sobre diversas temáticas voltadas à preservação ambiental numa linguagem clara e simples, direcionada às crianças.

Segundo o professor José Dantas, o objetivo inicial do projeto era levar o teatro de fantoches às escolas de forma presencial. “Devido à pandemia, tivemos que adaptar a metodologia e em parceria com as bolsistas, que são a base fundamental do projeto, resolvemos migrar para a Internet e criar o perfil no Instagram e o canal do Youtube”, relatou Dantas. “Porém, com esse formato, nossa expectativa é que um maior número de escolas possa usar os vídeos com os seus alunos, como mais uma ferramenta de educação ambiental”, complementa.

2A ideia de utilizar o teatro de fantoches como ferramenta educacional surgiu ainda no ano de 2019, quando a equipe desenvolveu outro projeto com o mesmo objetivo, o qual teve sua execução em duas escolas públicas de ensino fundamental localizadas nos Povoados Angico e Tanque de Pedra do município de Nossa Senhora da Glória. “Pensamos em utilizar o teatro de fantoches no projeto anterior, mas acabou não dando certo, então fiquei muito empolgada quando surgiu a oportunidade de desenvolver a ideia neste novo projeto”, comemorou a bolsista Lívia Santana.

“Uma das melhores experiências do projeto anterior era a troca de conhecimento proporcionada durante as apresentações nas escolas, infelizmente não temos agora as atividades presenciais, porém temos o recurso da Internet e das redes sociais que também nos possibilita interação e compartilhamento de conhecimento”, colocou a bolsista Ana Grasiella.

imagem5Com a apresentação da temática utilizando o teatro de fantoches, o projeto visa despertar uma consciência de proteção ambiental tendo como público-alvo as crianças, que poderão intervir no futuro provocando mudanças de hábitos na nossa sociedade. “Buscamos o teatro de fantoches e demais atividades lúdicas como ferramentas que auxiliem o diálogo com essas crianças, despertando nelas a curiosidade e tornando-as atuantes no enfrentamento aos problemas ambientais”, ressaltou o professor e orientador José Dantas Gusmão.

imagem6Os episódios do projeto vão ao ar sempre às sextas-feiras, no canal do YouTube Teatro AAP que  já conta com cinco vídeos publicados. Se inscrevam no canal para assistir os vídeos e ativem as notificações para serem avisados sempre que um vídeo novo for publicado. O projeto também conta com um perfil no Instagram @teatroaap por meio do qual são publicados conteúdos educativos sobre preservação e sustentabilidade do meio ambiente.