Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Cultura Nordestina encerra primeira edição do projeto Diálogos Contemporâneos

Cultura Nordestina encerra primeira edição do projeto Diálogos Contemporâneos

Criado: Sexta, 04 de Junho de 2021, 09h47 | Publicado: Sexta, 04 de Junho de 2021, 09h47 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Roda de conversa terá como palestrante o historiador Durval Muniz

Por Andrêzza Castro

thumbnail5Na próxima segunda-feira, 07 de junho, às 18h30, será realizada a última roda de conversa da primeira edição do projeto Diálogos Contemporâneos e para marcar o encerramento dessa etapa, a temática será “Cultura Nordestina” com a palestra “A Feira dos Mitos: a cultura nordestina em questão” que será proferida pelo Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e terá como mediadora a Profª. Ma. Essia de Paula Romão-Torres.

Durval Muniz de Albuquerque Júnior 940x600Durval Muniz de Albuquerque é historiador e atua principalmente com os temas gênero, Nordeste, masculinidade, identidade, cultura, biografia histórica, produção de subjetividades e história das sensibilidades. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em História dos Corpos e das Sensibilidades e participa do Núcleo de Estudos de Teoria da História e Historiografia e do Grupo de Pesquisa em História dos Sertões. É autor de uma vasta produção historiográfica, com diversos livros publicados, dentre eles A Invenção do Nordeste e Outras Artes, A Feira dos Mitos e História: A Arte de Inventar o Passado.

Segundo a equipe organizadora do projeto, cultura e identidade nordestinas, preconceitos pelos quais passam os nordestinos e pertencimento são pontos a serem abordados na fala do Prof. Durval Muniz. “Com essa mesa redonda esperamos que a comunidade interna e externa do IFS possa dirimir questões acerca da cultura nordestina e a identidade de pertencimento com a regionalidade nos diversos cantos do Brasil, com ênfase para o Nordeste. Será um momento muito especial para conhecermos profundamente a cultura que move o Nordeste”, destacou a professora Mariana Barreto, co-autora do projeto.

O evento é aberto a toda comunidade, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube IFS Campus Glória, mas para receber certificação, os interessados devem realizar inscrição pelo Sistema de Publicação do IFS - Sispubli até o dia do evento, 07 de junho.

AtraçãoA temática “Cultura Nordestina” foi pensada desde a concepção do projeto, mas a equipe optou por trazê-la no mês de junho, em alusão aos festejos juninos. E para encerrar a programação e marcar o fim da primeira edição do projeto Diálogos Contemporâneos, a live do dia 07 de junho contará, também, com a participação do cantor e sanfoneiro Helder Nascimento. “Preparamos um momento musical como uma forma de celebrar um dos meses mais esperados do ano pelos nordestinos”, ressaltou a professora Mariana Barreto.

Projeto Diálogos Contemporâneos

DC editadoDesde o mês de fevereiro, o projeto de extensão Diálogos Contemporâneos do IFS: Informação, Conhecimento, Cultura e Educação promove rodas de conversas mensais sobre temas relevantes da sociedade contemporânea. As primeiras rodas tiveram como temáticas, "Pandemia e Saúde Mental”, “Fake News e Redes Sociais”, "Racismo" e "Gênero".

O projeto tem como autora a Profª. Ma. Essia de Paula Romão-Torres e co-autora, a Profª. Drª. Mariana Barreto de Góis do IFS/Campus Glória e, ainda, uma comissão organizadora formada pela docente Daysi Lange do IFS/Campus Itabaiana, a servidora Andrêzza Castro do IFS/Campus Glória, além das alunas do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória, Giovanna Santos Rodrigues , Nairely da Silva Aragão e Rosilene Oliveira de Jesus e a aluna Rebeka Pereira Souza Santos do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do IFS/Campus Itabaiana.

O projeto conta com um perfil no Instagram administrado por alunos, sob a supervisão das docentes do projeto com o objetivo de orientar, informar e indicar aos alunos fontes confiáveis e estratégias de pesquisa frente às “fake news”.

Outra ação do projeto é a preparação dos alunos para o debate, através do estímulo à pesquisa e leituras bibliográficas. As temáticas são repassadas previamente aos discentes para que os mesmos possam pesquisar e levar suas dúvidas sobre os temas em questão, analisando os acervos digitais do Arquivo Nacional, da Hemeroteca Digital, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, bem como acervo de jornais sergipanos. “Nosso objetivo é proporcionar aos discentes o contato com pesquisas e desenvolver a criticidade nos debates propostos pelas rodas de conversa”, explicou a professora Éssia Romão.

O público-alvo do projeto Diálogos Contemporâneos são os alunos dos cursos técnicos Integrados dos campi Glória e Itabaiana, contudo as rodas de conversa online, bem como o perfil do Instagram estão abertos a toda a comunidade acadêmica e social.

As lives do projeto tiveram início em fevereiro de 2021, com uma roda de conversa por mês totalizando mais de 4 mil visualizações e interação intensa no chat. Todos os vídeos anteriores estão disponíveis no canal do YouTube do Campus Glória.