Página inicial > Últimas Notícias > Glória > I Roda de Conversa Historiando abordará o respeito à diversidade
DIVERSIDADE

I Roda de Conversa Historiando abordará o respeito à diversidade

Criado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 07h48 | Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 07h49 | Última atualização em Quinta, 09 de Setembro de 2021, 10h34

Inscrições para o evento são gratuitas e já estão disponíveis no Sistema de Publicações do IFS

Por Andrêzza Castro

1No mês de agosto, o Campus Glória promove o evento interdisciplinar I Roda de Conversa Historiando, que traz como temáticas a loucura, o candomblé e o cotidiano indígena. As rodas de conversa serão realizadas uma vez por semana, nos dias 06, 13 e 16 de agosto, por meio da plataforma Google Meet, semprre às 15h, trazendo como convidados representações e estudiosos das temáticas propostas.

O evento é voltado aos estudantes do campus e tem como objetivo promover reflexões acerca do respeito à diversidade. “As temáticas escolhidas versam sobre a forma de pensarmos as diferenças percebidas e como não permitir que tais diferenças se tornem obstáculos para convivermos, enquanto seres humanos”, pontuou a professora Alciene Neves, uma das organizadoras da ação.

2A primeira roda de conversa será realizada no dia 06 de agosto sob a temática “Um olhar histórico sobre a loucura e suas instituições no estado de Sergipe” e terá como convidada a mestranda em História das Ciências e da Saúde, Renata Mascarenhas Freitas de Aragão, a roda será mediada pela professora mestra do Campus Glória, Alciene Neves.

3No dia 13 de agosto, a professora doutora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Fabíola Amaral Tomé de Siuza, traz a temática “O candomblé: alvo da intolerância religiosa”, a roda que terá a mediação do professor doutor do Campus Glória Wanderlan Porto, pretende identificar os motivos que levam uma parte da população ao preconceito, visando diminuir o abismo de estranhamento.

4Para fechar a programação da I Roda de Conversa Historiando, a professora doutora do Campus Glória, Mariana Barreto, recebe Ricardo Jesus dos Santos, morador da aldeia Kiriri do povoado Mirandela da Bahia. A rioda terá como tema “O cotidiano indígena da aldeia Kiriri de Mirandela-BA” e tem o intuito de discorrer sobre a observação, o entendimento e o respeito às características únicas de uma comunidade indígena.

As inscrições para o evento são gratuitas e estao disponíveis no Sistema de Publicações do IFS - Sispubli. Para receber certificação, é necessário se inscrever no evento e individualmente nos subeventos.

A I Roda de Conversa Historiando compreende uma ação interdisciplinar organizada pelas professoras Alciene Neves (Língua Portuguesa) e Mariana Barreto (História), com colaboração do professor Wanderlan Porto (Filosofia).