Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Campus Glória recebe escritora cabo-verdiana no Dia da Consciência Negra
INTERNACIONALIZAÇÃO

Campus Glória recebe escritora cabo-verdiana no Dia da Consciência Negra

Criado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 09h07 | Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 10h53 | Última atualização em Segunda, 22 de Novembro de 2021, 14h25

Atividade realizada no dia 20 de novembro compôs a programação do evento “Novembro Negro: Sankofa - Identidades Afrodiaspóricas” que segue até o dia 30 de novembro

Por Andrêzza Castro

geral4E o dia da Consciência Negra foi marcado por muita emoção e resistência no Campus Glória. A programação do último sábado, 20, do evento “Novembro Negro: Sankofa - Identidades Afrodiaspóricas”, realizada pela plataforma Google Meet, proporcionou muitas reflexões e inspirou boas discussões entre os presentes. Apresentações culturais dos discentes e a exibição de um curta-metragem provocaram debates que foram muito além da questão do racismo, apontando o papel da nossa instituição na formação cidadã dos nossos discentes.

vera6A mulher negra homenageada na programação do dia 20 de novembro foi a escritora e desembargadora cabo-verdiana, Vera Duarte Pina (@veraduartepina) que participou do evento virtualmente, desde Cabo Verde - África, falando sobre o seu relacionamento literário com o Brasil. “Sobre o dia da Consciência Negra, várias foram as conferências que já tive a oportunidade de fazer em diversas universidades do Brasil e outros espaços e instituições, como a Casas das Rosas em São Paulo e academias literárias. Algumas dessas conferências versaram o tema do racismo e pude constatar como, no Brasil, o racismo é uma questão que sangra, mesmo na classe mais intelectual”, destacou Vera Duarte.

vera4Dentro da programação do dia 20 de novembro, as discentes Ana Luiza Caldas e Kauany Oliveira e os discentes Felipe Jordan Alves e Maycon Oliveira do 1º ano B do curso Técnico Integrado em Agropecuária apresentaram uma pesquisa sobre a vida e a obra da desembargadora, poeta e ficcionista cabo-verdiana, Vera Duarte Pina, a qual é formada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Membro das Academias Caboverdiana de Letras e de Ciências de Lisboa e membro correspondente da Academia Gloriense de Letras. Possui diversos títulos publicados, entre ensaios, contos, prosa, poesia, crônicas e ficção, sendo a sua obra mais recente, o romance A Vênus Crioula (2021)..

thatianaO evento “Novembro Negro: Sankofa - Identidades Afrodiaspóricas” teve início no dia 17 de novembro e já promoveu duas rodas de conversa com as palestrantes convidadas Thatiana Santos Meneses, educadora social, ativista e vice-presidente da União de Negras e Negros pela Igualdade - Unegro.Sergipe com a palestra “Amplie a sua consciência negra” e a Profª. Drª. Cristiane Soares de Santana da Universidade Estadual da Bahia - UNEB/Campus Conceição do Coité que, no dia 19 de novebro, abordou a temática "Segregação Urbana: Os Corpos Negros em Moçambique”,

alaide2Nas duas datas, o Campus Glória homenageou duas mulheres negras, a escritora e compositora brasileira, Carolina Maria de Jesus no dia 17 e a cantora e compositora Alaíde Costa no dia 19 de novembro. Na ocasião, os discentes do curso Técnico Integrado em Agropecuária apresentaram pesquisas sobre a vida e obra dessas mulheres notáveis e tão importantes para a cultura negra.

256696315 550211896217083 4745396569495573933 nA programação do evento segue, ainda, com mais duas atividades até o final deste mês, com o Instantinho de Poesia Preta, publicações de vídeos com poesias de escritoras e escritores pretas e pretos nas redes sociais do Campus Glória. Os interessados em participar devem enviar, pelo direct do Instagram do campus, um vídeo, com orientação de tela em posição vertical e duração média de 1 minuto, recitando um poema de uma autora ou autor preta ou preto ou ainda uma poesia autoral sobre a temática da Consciência Negra. Os vídeos serão publicados até o dia 30 de novembro.

256366624 1282637125533081 7875945274518527112 nJá no dia 26 de novembro, às 18h, acontece a primeira roda de conversa da 2ª edição do projeto Diálogos Contemporâneos que também irá compor a programação do evento “Novembro Negro: Sankofa - Identidades Afrodiaspóricas” com duas palestras sobre o tema “Negritude”: “Projeto de nação brasileira e a negação da identidade negra” com a Profa. Ma. Ana Célia Barbosa Guedes e “O racismo estrutural na representação midiática brasileira” com o Relações Públicas Me. Hericley Serejo Santos, ambos servidores do Instituto Federal do Pará. A roda de conversa terá como mediadora a Profª. Ma. Essia de Paula Romão Torres do IFS/Campus Glória e autora do projeto.

A atividade será transmitida ao vivo no canal do YouTube IFS Campus Glória e é aberta à comunidade em geral, porém para receber certificação, o interessado deve realizar inscrição no Sistema de Publicações do IFS - Sispubli.