Página inicial > Últimas Notícias > Glória > Intolerância Religiosa encerra segunda edição do Projeto Diálogos Contemporâneos
EXTENSÃO

Criado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 13h44 | Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 13h44 | Última atualização em Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 13h53

Roda de conversa promoverá debate sobre as diferenças sociais no contexto religioso/espiritual

Por Andrêzza Castro

Campus Glória Diálogos Contemporâneos 16 02 YoutubeEncerrando mais um ciclo rico em debates, o projeto Diálogos Contemporâneos traz, nesta quarta-feira, 16, a temática Intolerância Religiosa com a palestra “Intolerância Religiosa no contexto do campo religioso afro-brasileiro” que será ministrada pelo Prof. Dr. Fernando José Ferreira Aguiar da Universidade Federal de Sergipe/Campus Laranjeiras. A roda de conversa terá como mediadora a coordenadora do projeto, professora mestra Éssia de Paula Romão.

Segundo a coordenadora do projeto, a última roda de conversa do projeto pretende trazer à tona a importância da diversidade social. “É importante ressaltar que o sincretismo religioso é um fenômeno histórico da mistura de religiões, um processo que marcou a diversidade religiosa que temos na atualidade, A intolerância religiosa é expressa em ações ofensivas às práticas religiosas ou não religiosas, ferindo a liberdade de expressão e a dignidade humana. Apesar de ser considerada crime, a intolerância religiosa ainda é um grande desafio para a convivência democrática no país”, destacou Éssia.

A segunda edição do projeto, que iniciou em novembro do ano passado e encerra neste dia 16, abordou também os temas “Negritude” e “Saúde Emocional”. A primeira edição do projeto aconteceu entre os meses de fevereiro e junho de 2021 com os temas “Pandemia e Saúde Mental”, “Fake News e Redes Sociais”, “Racismo”, “Gênero” e “Cultura Nordestina”, sempre desenvolvendo diálogos entre alunos, professores e a comunidade em geral, contribuindo para uma percepção cidadã frente às problemáticas sociais. Todas as rodas de conversa do projeto estão disponíveis no canal do YouTube do Campus Glória.

O Projeto Diálogos Contemporâneos conta, ainda, com um perfil no Instagram administrado por alunas voluntárias, sob a supervisão das docentes do projeto, cujo objetivo é orientar, informar e indicar aos discentes fontes confiáveis e estratégias de pesquisa frente às “fake news”, bem como divulgar as rodas de conversa do projeto.

A comissão organizadora do projeto é composta pela autora e coordenadora Profª. Ma. Essia de Paula Romão e as colaboradoras Profª. Drª. Mariana Barreto, Andrêzza Castro e Raphaela Nascimento do IFS/Campus Glória, além da docente do IFS/Campus Itabaiana Profª. Drª. Daysi Lange e as alunas voluntárias do projeto, Giovanna Rodrigues e Nairely Aragão do curso Técnico Integrado em Agropecuária do Campus Glória.

A última roda de conversa do projeto sobre a temática “Intolerância Religiosa” será transmitida no canal do YouTube IFS Campus Glória, nesta quarta-feira, 16, às 18h30, e é aberta a toda a comunidade acadêmica e social. Porém, para receber certificado, os interessados devem fazer a inscrição, gratuitamente, no Sistema de Publicações do IFS - Sispubli.