Página inicial > Últimas Notícias > IFS é homenageado em sessão especial na Câmara Municipal de Poço Redondo

IFS é homenageado em sessão especial na Câmara Municipal de Poço Redondo

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 11h40 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

Foto 1Na tarde da última segunda-feira, 14, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Poço Redondo em comemoração ao aniversário de 104 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Foi realizada, a partir das 15h, uma sessão especial, oportunidade em que o reitor Ailton Ribeiro de Oliveira apresentou o histórico do instituto, cursos oferecidos e projetos desenvolvidos na instituição.

Inicialmente, o professor Ailton apresentou o histórico dos institutos federais, que se iniciou no Brasil em 1909, com as Escolas de Aprendizes Artífices, e vai até a criação dos IFs, em 2008, que têm como finalidade expandir, ampliar e interiorizar a educação profissional no país. "Os IFs possuem um processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais", explica.

Foto 2Na oportunidade, o reitor apresentou alguns números que demonstram o crescimento do IFS nos últimos anos. "Atualmente, oferecemos 44 cursos, sendo 32 técnicos e 12 de nível superior, com um total de 10.228 alunos, uma comunidade bastante numerosa, se comparada à que existia em 2010, quando havia apenas 5.084 discentes. Temos também, hoje, 852 servidores, entre professores e técnicos administrativos", conta.

Bolsas

O professor Ailton também apresentou importantes dados sobre o oferecimento de bolsas de iniciação científica. "Em 2010, eram oferecidas apenas 32 bolsas, enquanto hoje estamos disponibilizando 1.274. Temos 19 registros de produções intelectuais. Para 2014, teremos à nossa disposição um orçamento de R$ 181 milhões", diz.

Foto 3Os projetos de responsabilidade social desenvolvidos pelo IFS também foram destaque na apresentação realizada pelo reitor. "Teremos um Centro de Formação de Treinadores de Cães-Guia, além de termos também importantes programas, como o Mulheres Mil e o Voleibol Sentado", afirma.

Parcerias

As parcerias firmadas pelo instituto com empresas privadas e entidades governamentais foram apresentadas pelo reitor do IFS. "Este ano, contabilizamos 133 parcerias, uma delas foi firmada com o Instituto Votorantim, para desenvolvimento do projeto Oiteiro das Flores, em Itabaiana, e outra é o convênio firmado com a Universidade Petrobras, no valor aproximado de R$ 14 milhões em dois anos de parceria, através do qual temos 1.400 alunos beneficiados com bolsas de estudo", declara.

Foto 4Durante a sessão, o professor Ailton também ressaltou as iniciativas de resgate da arte, cultura e esporte no IFS, o programa de atenção à saúde alunos e servidores, o apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras, a valorização acadêmica, as ações da gestão para promover a participação da comunidade, e os cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Alegria

Presente na solenidade, o prefeito do município, Roberto Araújo, afirmou ser esse um momento histórico, tanto para a Câmara Municipal de Poço Redondo quanto para toda a população do município. "A vinda do IFS é uma conquista para o povo desta cidade, que antes não oferecia nem o Ensino Médio e agora irá ofertar até curso de nível superior", declara o prefeito, egresso da antiga Escola Agrotécnica, hoje Campus São Cristóvão.

Foto 5O ex-prefeito do município, Frei Enoque, manifestou a sua alegria em receber a equipe do IFS na cidade. "É uma satisfação receber vocês nessa casa, que é a caixa de ressonância de Poço Redondo, para debater assunto tão importante que é a educação. Os institutos federais, na minha concepção, são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios brasileiros", defende.

Quem partilhou da mesma alegria foi o vice-prefeito, Paulo Petrúcio Silva, que afirmou ser de grande importância a chegada do IFS a Poço Redondo. "Com a vinda do instituto, teremos aqui na cidade uma educação melhor, os nossos jovens não vão mais precisar ir até a capital para ter uma profissão", afirma.

Foto 6Presenças

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Luiz Alberto Laurindo dos Santos, presidente da Câmara, Claudeir dos Santos, vice-presidente, Alex Frankell Feitosa, 1º secretário, Aderaldo Rodrigues Caldeira, 2º secretário, Agnaldo Alfredo dos Santos, José Edson Pereira da Silva, Josivaldo de Souza, Manoel Messias Militão e Maria Morgania Nunes Rodrigues, além de moradores da cidade e membros da comunidade acadêmica do IFS.

registrado em: