Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFS publica artigo em revista científica internacional

Professora do IFS publica artigo em revista científica internacional

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2013, 09h36 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
A professora da disciplina Materiais de Construção, vinculada à Coordenadoria de Construção Civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju, a engenheira civil Gisela Azevedo, acabou de ter um artigo da sua autoria publicado no volume 131 da revista científica internacional 'Journal of Environmental Management', em 15 de dezembro de 2013, páginas 228 a 238. O artigo já está disponível para acesso online no site da publicação, classificada como Qualis A1.

O artigo foi um dos resultados do doutorado recentemente defendido pela professora no curso de Ciências e Engenharia de Materiais na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele apresenta a avaliação do uso das partículas de pó de coco como um agregado miúdo em compósitos cimentícios em substituição ao agregado convencional, a areia natural.

Os resultados mostraram que os compósitos com partículas de pó de coco, com ou sem adição de areia, tiveram comportamentos mecânicos semelhantes, mas houve uma redução da densidade aparente e uma melhora no comportamento pós-fissuramento dos compósitos com partículas de pó de coco. Esses compósitos podem ser utilizados para a produção de materiais de construção leves, não estruturais, como painéis, blocos etc.

O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Tecnologia dos Materiais do Departamento de Ciências e Engenharia de Materiais da UFS, sob a orientação da professora Ledjane Silva Barreto, com o apoio do IFS, CNPq, Capes e Fapitec-SE.
registrado em: