Página inicial > Últimas Notícias > Reitor do IFS e governador do estado assinam ordem de serviço para construção do Campus Poço Redondo

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Sexta, 24 de Janeiro de 2014, 09h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
Foto 1Na tarde da última quarta-feira, 22, foi assinada a ordem de serviço que representa o pontapé inicial para a construção da 1ª etapa do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Poço Redondo. Serão investidos, inicialmente, mais de R$ 5,6 milhões no referido campus, onde serão oferecidos cursos técnicos e de nível superior, com ênfase na área de Agricultura.

Foto 2 - Reitor assina ordem de serviço para construção do Campus Poço RedondoO evento contou com a presença do reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, do governador de Sergipe, Jackson Barreto, do prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, de inúmeras autoridades políticas sergipanas, servidores do IFS e moradores da região.

Na oportunidade, o reitor do IFS enfatizou a sua alegria em participar de um ato tão importante para a cidade de Poço Redondo. "Estamos iniciando hoje neste município um grande sonho, uma página virada em um Brasil que nunca se preocupou com a educação e com a inclusão social. Os institutos federais vêm, ao longo de 100 anos, cumprindo o seu papel, educando cidadãos para, em seguida, encaminhá-los com a devida qualificação para o mercado de trabalho", afirma.

O reitor ressalta que nunca na história desse país a educação foi tão valorizada quanto vem sendo nos últimos anos. "A partir da gestão do ex-presidente Lula, com continuidade agora no governo da presidenta Dilma Rousseff, o Governo Federal vem investindo maciçamente na criação de novos institutos federais e expansão de seus campi. Em 2003, a Rede Federal contava com apenas 140 unidades, enquanto hoje temos mais de 450 e a projeção do governo é alcançar, ainda em 2014, 562 unidades", destaca.

Foto 6 - Governador de Sergipe Jackson BarretoDesenvolvimento

O professor Ailton lembrou, também, que este não é apenas um projeto de educação, de sala de aula. "O IFS possui um projeto de desenvolvimento, de inclusão, que vai mudar a realidade do povo deste município e desta região. A nossa equipe de pesquisadores vai trabalhar diretamente com a população desta cidade e deste território, com o objetivo de trazer desenvolvimento da indústria, agricultura, comércio e serviço locais, mudando a realidade dessa gente", ressalta.

Segundo o reitor do IFS, era difícil imaginar que no sertão poderia existir uma instituição pública federal de qualidade, que oferece cursos técnicos, de nível superior, de pós-graduação e realiza pesquisa aplicada. "Hoje isso começa a se tornar uma realidade, vamos com certeza mudar a vida do povo de Sergipe. Nossos irmãos sertanejos não vão mais precisar se deslocar até a capital para estudar, eles terão educação de qualidade na região onde vivem", destaca.

Foto 7 - Prefeito de Poço Redondo Roberto AraújoO reitor fez questão de agradecer a algumas das pessoas que tiveram importância fundamental para que o IFS chegasse a Poço Redondo. "Quero agradecer ao governador Jackson Barreto, ao nosso saudoso Marcelo Déda, homem público que entendia que só através da educação podemos transformar esse país, ao deputado federal Fábio Reis, que colocou à disposição do instituto uma emenda no valor de R$ 40 milhões, à nossa bancada federal, ao prefeito Roberto Araújo e ao ex-prefeito Frei Enoque, por terem lutado para trazer nossa instituição para esta região", diz.

Alegria

O governador Jackson Barreto enfatizou a sua alegria em estar presente à solenidade para início da implantação do Campus Poço Redondo. "Essa obra vai marcar a história de Poço Redondo, o Instituto Federal de Sergipe vai mudar a realidade não só desse município, mas de toda a região", enfatiza.

Foto 8Segundo o governador, a chegada do IFS em Poço Redondo representa uma oportunidade para todos os jovens sertanejos. "Quem investe na educação investe na juventude e quer ver Sergipe se desenvolver. O IFS vem a Poço Redondo oferecer não apenas cursos técnicos, mas também cursos superiores, educando os filhos dos agricultores, que também terão direito a um diploma de nível superior", assinala.

O prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, também demonstrou a sua alegria em ver assinada a ordem de serviço. "Hoje é um dia muito feliz para Poço Redondo. Fui aluno da antiga Escola Agrotécnica, hoje Campus São Cristóvão, e acompanhar a implantação do IFS é a realização de um sonho. O IFS vai transformar a realidade dessa região, trazendo conhecimento e desenvolvimento para o nosso povo", ressalta.

registrado em: