Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Fórum de Inovação do IFS aconteceu na manhã desta terça, 18

Abertura do Fórum de Inovação do IFS aconteceu na manhã desta terça, 18

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2014, 14h14 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

AiltonNa manhã desta terça-feira, 18, foi realizada a cerimônia de abertura do 1º Fórum de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe (FIPITT- IFS). Compuseram a mesa o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, Rodrigo Rocha (FIES), Rogério Filomeno (ANPAF), Luis Gustavo Delmont (IEL), Gezil Amarante (UESC) e Alberto Moreira (INPI).

O reitor do IFS destacou que o tema do evento é de extrema importância não apenas para o estado de Sergipe, mas para todo o país. "O grande desafio que enfrentamos atualmente é incentivar a Saumineoinovação e o desenvolvimento de pesquisas, para que consigamos alcançar a autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial que o nosso país tanto precisa", afirma.

O professor Ailton também ressaltou que os avanços em ciência e tecnologia tornam indispensáveis os investimentos em inovação tecnológica, pois a economia contemporânea se move com base na inovação. "O desafio estratégico do Brasil é criar condições favoráveis à interação entre instituições de ensino superior e empresas privadas, a fim de gerar cada vez mais conhecimento", diz.

Importância

O presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, destacou a importância do evento para o destino do estado de Sergipe no setor de ciência, tecnologia e inovação. "Não
 podemos avançar nessa área se as ações não estiverem diretamente relacionadas à educação do nosso povo. Este fórum é uma importante iniciativa do IFS, que tem
dois importantes papéis: contribuir com a pesquisa e a interação com as empresas e cuidar da formação geral das pessoas em C&T", assinala.

SaumineoO superintendente do IEL/SE, Rodrigo Rocha, enfatizou que a inovação é um tema fundamental na atualidade, visto que uma empresa que não inova perde espaço no mercado. "O sistema indústria precisa caminhar junto com as universidades e institutos de educação, pois o conhecimento não pode ficar guardado dentro da academia", defende.

O secretário Saumíneo Nascimento parabenizou o IFS pela iniciativa e afirmou acompanhar a recente expansão da instituição. "Em Sergipe, há uma interação forte entre os setores de indústria e comércio com as instituições da área de ciência e tecnologia. Esperamos, com esse evento, despertar e aprimorar as ações nesse sentido e colher bons frutos dessa interação", argumenta.

Palestra

A palestra de abertura, com o tema 'Ações para o desenvolvimento tecnológico do estado de Sergipe e as possibilidades de parcerias com a academia', foi ministrada por Saumíneo Nascimento. Na ocasião, ele falou sobre o cenário para programas de inovação no país e os principais desafios enfrentados pelos programas de apoio à inovação.Saumineo

O secretário também apresentou o sistema estadual de C&T, destacando o papel do ITPS, Fapitec e SergipeTec, instituições responsáveis pelas ações em ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe. "É importante que possamos discutir a presença do IFS em conselhos estaduais da área de C&T, principalmente por sua abrangência no estado e por suas possibilidades de oferecimento de cursos, inclusive de pós-graduação stricto sensu", ressalta.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento representantes de instituições de ensino, indústrias, empresas de diversos segmentos e órgãos de governo. O 1º Fórum de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do IFS (FIPITT) continua até o final da tarde de amanhã, 19.

Confira aqui a programação completa.

registrado em: