Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Fórum de Inovação do IFS aconteceu na manhã desta terça, 18
Início do conteúdo da página

Abertura do Fórum de Inovação do IFS aconteceu na manhã desta terça, 18

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2014, 14h14 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25




AiltonNa manhã desta terça-feira, 18, foi realizada a cerimônia de abertura do 1º Fórum de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de Sergipe (FIPITT- IFS). Compuseram a mesa o reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Saumíneo Nascimento, o presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, Rodrigo Rocha (FIES), Rogério Filomeno (ANPAF), Luis Gustavo Delmont (IEL), Gezil Amarante (UESC) e Alberto Moreira (INPI).

O reitor do IFS destacou que o tema do evento é de extrema importância não apenas para o estado de Sergipe, mas para todo o país. "O grande desafio que enfrentamos atualmente é incentivar a Saumineoinovação e o desenvolvimento de pesquisas, para que consigamos alcançar a autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial que o nosso país tanto precisa", afirma.


O professor Ailton também ressaltou que os avanços em ciência e tecnologia tornam indispensáveis os investimentos em inovação tecnológica, pois a economia contemporânea se move com base na inovação. "O desafio estratégico do Brasil é criar condições favoráveis à interação entre instituições de ensino superior e empresas privadas, a fim de gerar cada vez mais conhecimento", diz. 


Importância


O presidente do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, destacou a importância do evento para o destino do estado de Sergipe no setor de ciência, tecnologia e inovação. "Não
 podemos avançar nessa área se as ações não estiverem diretamente relacionadas à educação do nosso povo. Este fórum é uma importante iniciativa do IFS, que tem
dois importantes papéis: contribuir com a pesquisa e a interação com as empresas e cuidar da formação geral das pessoas em C&T", assinala.

SaumineoO superintendente do IEL/SE, Rodrigo Rocha, enfatizou que a inovação é um tema fundamental na atualidade, visto que uma empresa que não inova perde espaço no mercado. "O sistema indústria precisa caminhar junto com as universidades e institutos de educação, pois o conhecimento não pode ficar guardado dentro da academia", defende.

O secretário Saumíneo Nascimento parabenizou o IFS pela iniciativa e afirmou acompanhar a recente expansão da instituição. "Em Sergipe, há uma interação forte entre os setores de indústria e comércio com as instituições da área de ciência e tecnologia. Esperamos, com esse evento, despertar e aprimorar as ações nesse sentido e colher bons frutos dessa interação", argumenta.

Palestra

A palestra de abertura, com o tema 'Ações para o desenvolvimento tecnológico do estado de Sergipe e as possibilidades de parcerias com a academia', foi ministrada por Saumíneo Nascimento. Na ocasião, ele falou sobre o cenário para programas de inovação no país e os principais desafios enfrentados pelos programas de apoio à inovação.Saumineo

O secretário também apresentou o sistema estadual de C&T, destacando o papel do ITPS, Fapitec e SergipeTec, instituições responsáveis pelas ações em ciência, tecnologia e inovação no estado de Sergipe. "É importante que possamos discutir a presença do IFS em conselhos estaduais da área de C&T, principalmente por sua abrangência no estado e por suas possibilidades de oferecimento de cursos, inclusive de pós-graduação stricto sensu", ressalta.


Também estiveram presentes na solenidade de abertura do evento representantes de instituições de ensino, indústrias, empresas de diversos segmentos e órgãos de governo. O 1º Fórum de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia do IFS (FIPITT) continua até o final da tarde de amanhã, 19.

Confira aqui a programação completa.

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57