Página inicial > Últimas Notícias > Encontro de Inovação Tecnológica acontecerá nos dias 25 e 26
C&T

Encontro de Inovação Tecnológica acontecerá nos dias 25 e 26

Criado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h35 | Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 14h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 15h29

Evento discutirá desenvolvimentos de projetos e ações de estímulo à inovação

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoverá entre os dias 25 e 26 de julho o I Encontro de Inovação e Tecnologia com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos e ações realizadas pelos servidores. Na ocasião, também será inaugurado o Inov@ifs Lab – um espaço laboratorial para os pesquisadores. As inscrições deverão ser realizadas através da plataforma Sispubli até o dia 24 de julho. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório do Centro de Pós-Graduação.

Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo, José Augusto Andrade Filho, a inovação é vista como caminho para que se obtenham recursos para outras ações do instituto. “O evento é importante para estimular o espírito inovador dos servidores do IFS, bem como promover a interação entre pesquisadores. Será um período de troca de conhecimentos e crescimento acadêmico”, explica.

As palestras que serão ministradas por representantes da Procuradoria Federal, visam apresentar como pesquisadores do IFS, em especial professores com dedicação exclusiva (DE), podem receber dividendos advindos de royalties previstos na legislação. Enquanto que as palestras sobre inovação no setor de produção de energia, patentes e GE serão conduzidas por representantes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Além do encontro, será realizada a inauguração do Inov@IFS Lab, um laboratório criado para ser um espaço em que pesquisadores possam transformar as ideias em protótipos. “Esse laboratório conta com impressoras 3D, cortadora laser, óculos de realidade virtual, kit de robótica Lego, lousa digita, diversos itens eletrônicos e ferramentas. O espaço receberá colaboração de bolsistas que poderão auxiliar o pesquisador no desenvolvimento da sua ideia”, conclui.

Manhã

8:30 - Credenciamento

9:00 - Abertura

- Apresentação Cultural

- Formação de Mesa

- Diretoria de Inovação e Empreendedorismo – Projeto CRIE

9:30 – A importância de Empresa Júnior

10:00 -  A Inovação em Sergipe

Palestrante: Paulo do Eirado Dias Filho – Superintendente SEBRAE/SE

Tarde

14:00 - Mesa Redonda – Editais de Inovação em Sergipe

José Augusto Andrade Filho

Fapitec

SEBRAE

15:15 – Intervalo

15:30 – A importância da Redação de Patentes

Palestrante: Hélio Silva (INPI)

Manhã

8:30 – Apresentação NIT

9:00 – Mesa Redonda: Oportunidades e Desafios da Inovação em Sergipe

José Augusto Andrade Filho

Participantes:

Roger Barros (Inova+Sergipe / Fecomercio)

Marcos Vasconcelos (Acelera-SE)

Diego da Costa (Sergipetec)

10:30 - Inauguração Inov@IFS Lab (Coffee-Break)

Tarde

14:00 – Professor DE e os Royalties: É possível?

Palestrante: Diana Guimarães Azin (Procuradoria Federal - IFCE)

15:15 – Intervalo

15:30 – Discussão: Recursos para Pesquisa, como conseguir e viabilizar?

Edson Costa Filho

Participantes:

Diana Guimarães Azin (Procuradoria Federal - IFCE)

Roberto Villas Boas Monte (Procuradoria Federal - IFS)

registrado em: