Página inicial > Últimas Notícias > Destaque > Projetos de habitação popular atendem 70 famílias de Estância

Projetos de habitação popular atendem 70 famílias de Estância

Criado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 09h56 | Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 09h56 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 19h50

Escritório de Arquitetura e Engenharia do IFS presta serviços gratuitos a comunidades de baixa renda e promove transformação social

Emae1

O Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia (Emae) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância completa este mês 70 famílias atendidas e entra numa nova fase ao incorporar ao atendimento presencial visitas itinerantes às comunidades. O projeto atende a demanda na área de habitação popular e presta serviços gratuitos a famílias de baixa renda, que vão desde reformas até o levantamento cadastral e topográfico de imóveis e terrenos.

Alunos e professores oferecem, desde 2015, assistência técnica em habitação de interesse social e mobilizam o conhecimento acadêmico em benefício da sociedade. “O Emae nasceu com o intuito de contribuir com a transformação social e promover o direito à moradia no município de Estância”, ressaltou a professora Maria Simone Morais Soares, idealizadora e orientadora do projeto.

A iniciativa tem contribuído ainda para a formação cidadã, a visão empreendedora e a atividade prática dos alunos, além de fomentar uma abordagem multidisciplinar e integradora. “É muito gratificante fazer parte da equipe. Prestamos serviço à população de baixa renda, aprendemos na prática, nos preparamos para o mercado e contribuímos com a sociedade”, afirmou a bolsista Nora Nei Jesica Oliveira Santana, 24 anos, do curso de Engenharia Civil.

Para a bolsista Patrícia Campos de Souza, 22 anos, também do curso de Engenharia Civil, é muito gratificante estar envolvida num projeto voltado para segmentos vulneráveis da sociedade. “Sem falar no enorme aprendizado, já que vemos na prática conceitos, cálculos e demais conteúdos do curso. Isso ajuda a melhorar o desempenho em sala de aula e formação acadêmica. No meu caso, essa experiência vai servir até como estágio obrigatório”, destacou.

A dona de casa Marivalda dos Santos Silva, 42 anos, moradora do Loteamento Vitória, foi uma das contempladas pelo escritório modelo. “Eu já trabalhei na roça, mas não tenho mais saúde e estou desempregada. Não tinha condições de fazer a planta da minha casa. Graças a Deus, o pessoal do IFS esteve aqui e fez minha planta. Fui muito bem atendida, me explicaram tudo direitinho e gostei bastante. Agora fica mais fácil para eu conseguir a escritura”, relatou.

O aposentado Jacinto Aquino dos Santos, 65 anos, ficou muito satisfeito com o resultado do serviço prestado pela equipe do Emae. “Agradeço muito ao IFS por vir na minha comunidade iniciar um trabalho que precisava ser feito há muito tempo. Aqui no Loteamento Vitória várias famílias de baixa renda precisam regularizar os documentos para dar entrada no usucapião e ter a escritura dos imóveis”, lembrou.

Sobre o Emae

Os projetos desenvolvidos pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia visam garantir conforto térmico, acústico, lumínico e estético, com base na utilização dos recursos naturais de ventilação e insolação; e buscam soluções que usem o mínimo de recurso financeiro e reduzam ao máximo o consumo dos recursos naturais. Para ter acesso ao serviço é preciso passar por uma triagem realizada pela assistente social do campus.

Os interessados devem se dirigir ao IFS – Campus Estância nas segundas e quintas-feiras, no horário das 9h às 11h, e participar de uma entrevista. O critério exigido é possuir renda familiar de até três salários-mínimos, como prevê a lei para comprovação de baixa renda. O campus fica localizado na rua Café Filho, nº 260, bairro Cidade Nova. CEP: 49200-000. Mais informações: (79) 3711-3291.