Página inicial > Últimas Notícias > IFS lança projeto piloto de TV e Rádio Web em agosto
JORNALISMO

IFS lança projeto piloto de TV e Rádio Web em agosto

Criado: Terça, 28 de Julho de 2020, 17h47 | Publicado: Terça, 28 de Julho de 2020, 17h47 | Última atualização em Quinta, 30 de Julho de 2020, 15h11

Jornal Integrado nasce com o objetivo de divulgar as ações do IFS que contribuem para o desenvolvimento do estado

Por Carole Ferreira da Cruz

Integrado 2Estreia no próximo dia 4 de agosto o projeto Jornal Integrado do Instituto Federal de Sergipe (IFS), que inclui a produção e edição de notícias para a TV e Rádio Web. O objetivo é informar e divulgar as ações desenvolvidas no IFS que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação e prestar contas à sociedade. Inicialmente a periodicidade será mensal, mas assim que as aulas presenciais forem retomadas, as edições serão semanais.

Para a versão piloto do projeto serão noticiadas a chegada dos contêineres para adaptar laboratórios móveis de pesquisa, inovação, pré-incubação e coworking; o balanço das atividades realizadas pelo IFS no combate à Covid-19; e a doação de máscaras respiratórias aos hospitais e unidades de saúde de Sergipe. Está previsto ainda um quadro "Entre Vistas" com os diretores dos Campi Aracaju, Lagarto e Itabaiana sobre o desempenho exitoso no Enem 2019, que os levou a liderar o ranking das escolas públicas estaduais.

A ideia de fazer o piloto e antecipar o lançamento do projeto surgiu da necessidade premente de ampliar a interlocução com a comunidade interna e a sociedade em função do cenário da pandemia. No entanto, o telejornal só vai estar em pleno funcionamento ano que vem, após ser concluída a aquisição dos equipamentos da TV e a estruturação da Rádio. A exibição ocorrerá, por enquanto, no canal do IFS no Youtube (IFSergipe), mas em breve serão feitas exibições no portal institucional com entrevistas presenciais em formato Web.

Linha editorial

Segundo o coordenador do projeto, o jornalista Anderson Ribeiro, a intenção é tornar o telejornal o mais amplo possível de modo a transpor os muros da instituição e interessar um público ampliado. As pautas serão garimpadas pela equipe de jornalismo, mas alunos e servidores também podem colaborar e enviar sua sugestão para o e-mail: comunicacao@ifs.edu.br. “Para isso vamos prezar por pautas abrangentes, que mostrem como o IFS pode contribuir na resolução de problemas da sociedade”, ressaltou.

Anderson Ribeiro quer usar a linguagem audiovisual para ampliar vozes e dar visibilidade ao IFS. “Somos uma entidade centenária e precisamos estar alinhados às necessidades de Sergipe para contribuir com o nosso conhecimento. Os profissionais do IFS têm muito a oferecer e as emissoras de Rádio e TV Web vêm para preencher uma lacuna que faltava na comunicação da instituição. Os profissionais de comunicação do IFS são muitos talentosos, comprometidos e gabaritados e estão empenhados em mostrar à sociedade o que o IFS tem de melhor”, destacou.

O projeto nasceu no âmbito do Departamento de Comunicação Social e Eventos (DCOM), comandado por Juliano Azuma, que desde 2019 planejava ampliar o boletim Dois Minutos, voltado para o segmento interno, com o objetivo de fortalecer o uso dos recursos audiovisuais e do jornalismo para visibilizar o IFS. “Com a aprovação do projeto, através do Edital da Propex, que proporcionará a criação de um estúdio de TV e Rádio, as possibilidades se ampliaram e poderemos trabalhar a divulgação do IFS de forma mais contundente, pois a linguagem audiovisual é uma poderosa ferramenta de comunicação”, enfatizou.

registrado em: