Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFS assistem aulões preparatórios para o Enem
RUMO À UNIVERSIDADE

Alunos do IFS assistem aulões preparatórios para o Enem

Criado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 12h41 | Publicado: Terça, 19 de Janeiro de 2021, 12h41 | Última atualização em Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 11h31

WhatsApp Image 2021 01 18 at 15.32.47Professores fazem revisões, respondem questões e tiram dúvidas das turmas concluintes do ensino integrado

Por Carole Ferreira da Cruz

Os alunos concluintes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância ganharam um reforço e tanto no Enem 2020. Os professores das disciplinas do núcleo básico estão realizando desde a semana passada aulões preparatórios com revisões, tira-dúvidas e resoluções de questões para favorecer um melhor desempenho nas provas, que vêm ocorrendo desde o último domingo e se encerram no dia 24 de janeiro.

WhatsApp Image 2021 01 18 at 15.32.48A atividade interdisciplinar surgiu da necessidade de oferecer apoio às turmas dos terceiros anos de Edificações, Eletrotécnica e Aquicultura, que ficaram preocupadas com o rendimento no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diante da pandemia de Covid-19. A iniciativa beneficia 80 estudantes e contempla matérias das áreas de linguagens e suas tecnologias, ciências humanas, ciências da natureza, Matemática, Português e Redação.

WhatsApp Image 2021 01 18 at 15.33.37Os resultados já começam a aparecer. Talyson Raony Santos Cruz, 17 anos, do curso de Eletrotécnica, contou que as revisões ajudaram na resolução de várias questões da primeira etapa da prova e o deixaram mais perto do sonho de passar em Ciências Biológicas na UFS. “As aulas são motivadoras e ajudam bastante a retirar possíveis dúvidas. O auxílio dos professores configurou um debate maior e proveitoso para todos”, comemorou.

Concluinte de Eletrotécnica, Victoria Kelly Nascimento, 17 anos, que vai tentar um dos cursos da UFS na área de saúde, teve um bom desempenho na prova do último domingo, embora a pressão e o nervosismo tenham comprometido um pouco seu rendimento. “Estou gostando principalmente das resoluções das questões envolvendo outras áreas do conhecimento. Eu lembrei muito das dicas da professora Jô e me ajudou em algumas questões”, revelou.

WhatsApp Image 2021 01 18 at 15.34.46A experiência dos aulões tem sido tão exitosa que o campus está pensando na possibilidade de repetir a iniciativa ano que vem ou até mesmo torná-la permanente. “Todos os professores estão muito empenhados nesse projeto e a receptividade dos alunos está sendo ótima. Percebe-se que eles estão participando ativamente e bastante interessados”, afirmou o professor Michel Habib Monteiro Kyrillos, coordenador do Núcleo Básico do Campus Estância.

Pré-Enem

No Campus São Cristóvão, foram intensificadas as aulas, revisões e dicas veiculadas no canal do IFS no YouTube (IFSergipe). A iniciativa é um desdobramento do projeto Pré-Enem, que existe há três anos e passou a funcionar nas plataformas digitais após a pandemia com a participação voluntária de docentes, que resolveram doar seu tempo e conhecimento àqueles que querem focar nos estudos em casa.

Há conteúdos valiosos e qualificados de disciplinas como Biologia, Química, Matemática, História, Sociologia e Inglês, que incluem tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), produzidos por dezenas de profissionais com múltiplas formações. Além do conteúdo didático, são transmitidas mensagens motivadoras para a construção de um ambiente propício ao aprendizado e à integração.

Ações individuais

No Campus Lagarto, a Coordenadoria de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e as coordenações de curso estão incentivando os docentes a otimizar em suas disciplinas revisões para o Enem. “Os professores estão se empenhando em trabalhar revisões, passar material e responder questões nas duas semanas que antecedem as provas. Essa foi a alternativa encontrada diante da necessidade dos alunos e do curto tempo em função das demandas acumuladas durante o ensino remoto”, informou o coordenador do CCHS, Sérgio Lima.

WhatsApp Image 2021 01 19 at 12.46.42O mesmo está acontecendo no Campus Aracaju. Professores como Alysson Cristian Rocha Souza, da área de Sociologia, incorporaram às aulas remotas atividades de revisão, resolução de questões e abordagem de temas que podem cair na Redação. “Lancei a proposta para cada um trazer uma questão para a gente discutir e responder e eles se motivaram. É uma metodologia que funciona, que ajuda na visualização, na aprendizagem e na aplicação de alguns conceitos”, comentou.

Sobre o Enem

Mais de 5 milhões de estudantes de todo o país se inscreveram para as provas do Enem 2020, que deveriam ocorrer em novembro, mas foram adiadas por conta da pandemia para os dias 17 e 24 de janeiro. Como medidas de segurança, o governo reduziu em 50% a capacidade de ocupação das salas onde ocorrem o exame, ampliou o espaçamento entre os participantes, reorganizou o processo de identificação para evitar aglomerações e disponibilizou álcool em gel. O uso de máscaras é obrigatório.

registrado em: