Página inicial > Últimas Notícias > Projeto do IFS viabiliza guia turístico temático para Aracaju

Projeto do IFS viabiliza guia turístico temático para Aracaju

Criado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 11h30 | Publicado: Quinta, 21 de Janeiro de 2021, 11h30 | Última atualização em Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 10h58

Reunião Guia de Turismo Aracaju 3Trata-se de um produto inovador que será publicado e divulgado em parceria com a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) da Prefeitura Municipal de Aracaju.

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) apresentou nesta terça-feira, dia 19, o Guia Temático Aracaju em Sete Dias ao secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Marlysson Magalhães, da Prefeitura de Aracaju. Trata-se de um produto turístico, fruto de projeto de pesquisa desenvolvido por professores e aluna do Curso Técnico em Guia de Turismo do IFS, com foco em atrair público pela temática e ampliar o tempo de permanência do turista na capital sergipana.

Reunião Guia de Turismo Aracaju 4De acordo com Amâncio Cardoso Dos Santos Neto, professor do IFS e orientador da pesquisa, a reunião buscou o apoio da SEMICT para viabilizar a edição e publicação do guia em formato físico e digital. “Queremos publicar por uma gráfica profissional que apresente o produto com um bom layout para atrair a atenção dos turistas. O conteúdo já está pronto falta investimento para editar e publicar nos dois formatos”, ressalta.

Diferencial

O professor Amâncio esclarece que a inovação desse produto está em dois fatores: ainda não há um material que sirva de guia turístico para Aracaju e amplia o tempo de visita do turista. “Há um guia sobre o Estado de Sergipe, mas não sobre a capital. Ou seja, é um material inédito. O que existe são folhetos apresentando atrativos esporádicos da cidade. Outro diferencial é que o guia deve prolongar a permanência do turista em Aracaju. Hoje a média de permanência do turista na capital é de três dias. Com o nosso guia subirá para sete dias ou mais”, explica o pesquisador.

Reunião Guia de Turismo Aracaju 1Trata-se de uma proposta inspirada em projetos já existentes em outras cidades, como Maceió e Salvador que também trabalham com a proposta de sete dias de visitação. Para a elaboração do conteúdo, os desenvolvedores realizaram um trabalho sistemático e de pesquisa. “Selecionamos nossos sete destinos temáticos; pesquisamos sobre os atrativos; testamos os temas propostos; fotografamos os lugares para ilustrar o guia; escrevemos uma síntese clara, objetiva e útil para atrair a leitura do turista”, ressalta o professor.

Na análise dele, a ideia se torna mais necessária no momento de pandemia, pois o turismo local e regional deverá ser aquecido por conta das barreiras internacionais de movimento de pessoas em outros países. Tomando-se as medidas de biossegurança expedidas pela OMS, Aracaju pode receber mais turistas e por um tempo maior.

Reunião Guia de Turismo Aracaju 2O Guia Turístico Temático de Sete Dias é fruto de projeto de pesquisa desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio (PIBIC Jr - edital nº 18/2019, IFS/Propex). Além do professor Amâncio Cardoso Dos Santos Neto, que atuou como orientador da pesquisa, participaram do projeto a professora Mirela Araújo, como coorientadora, e a aluna do curso técnico de Guia de Turismo Laís Adrielly, bolsista PIBIC Jr.

Além do secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), Marlysson Magalhães, participaram da reunião de apresentação do guia a turismóloga da SEMICT, Viviane Castro; o professor do IFS e orientador da pesquisa, Amâncio Cardoso; e a professora do IFS e coorientadora, Mirela Araújo.

registrado em: