Página inicial > Últimas Notícias > VI Encontro Pedagógico Multicampi marca início do período letivo no IFS

VI Encontro Pedagógico Multicampi marca início do período letivo no IFS

Criado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 17h10 | Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 17h10 | Última atualização em Terça, 11 de Mai de 2021, 15h15

Primeiro dia do evento abordou o tema Felicidade dentro do espaço escolar

1 dia EncontroO VI Encontro Pedagógico Multicampi do Instituto Federal de Sergipe (IFS) começou!

A ação é uma iniciativa da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e tem como tema, este ano, “Educação Profissional e Tecnológica - desafios para assegurar uma educação de qualidade em tempos de pandemia”. O evento é transmitido pelo canal oficial do IFS no YouTube (ifsergipe) e irá até amanhã, terça-feira, 11.

O evento tem como objetivo promover espaços de reflexão acerca da prática pedagógica voltada para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, seja no contexto do ensino remoto emergencial ou no retorno às aulas de modo presencial. O Encontro Pedagógico marca o início de cada período letivo, abordando em cada edição, temas relevantes ao desempenho pedagógico institucional.

O evento foi iniciado com uma homenagem a Paulo Freire. feita pelo ator, cantor e dançarino, Estevão Andrantos, produzida pela Diretoria de Ensino Profissional e Superior e executada pelo Departamento de Comunicação do IFS (DCOM). Logo em seguida, a reitora Ruth Sales e o pró-reitor de ensino, Alysson Barreto, saudaram os participantes e deram início aos trabalhos.

Na primeira palestra do dia, Patrícia Marinho, pesquisadora convidada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) colocou à mesa um rico debate com o tema "Provocações pedagógicas: Escola é lugar de Felicidade?". Ela abordou entre outros temas a educação positiva e a busca pela felicidade. Para ela são questões que não podem deixar de serem explanadas, principalmente nesses tempos de pandemia. "Existem muitas razões para abordarmos esses assuntos em ambiente escolar, a avalanche de depressão e o aumento nominal da felicidade, abordada de diversas formas nas últimas décadas, precisam ser trazidas à realidade", pontuou Patrícia.

Já a tarde, o pró-reitor de ensino, Alysson Barreto, juntamente com o professor Fernando Lucas, realizaram o lançamento do “Programa Ensino 5A”; um conjunto de projetos educacionais que pretendem trazer inovação, tanto para a gestão do ensino, quanto nas práticas educacionais desenvolvidas por professores do IFS. “Ele abrange ações que passam pela gestão baseada em dados, o incentivo ao uso de tecnologias educacionais, o trabalho colaborativo e a formação continuada dos servidores", afirmou Alysson.

Para finalizar o primeiro dia do Encontro, o médico perito do IFS, Marcos Moura, apresentou o Programa Bem-Me-Quer: "Nós cuidamos de você!", abrindo o diálogo sobre saúde mental, tema a ser abordado amanhã, no segundo dia do evento. Não perca!

registrado em: