Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > I Encontro Pedagógico Multicampi abordará os desafios do ensino técnico no Brasil
ENCONTRO PEDAGÓGICO

Criado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 09h10 | Publicado: Quinta, 04 de Janeiro de 2018, 09h10 | Última atualização em Segunda, 08 de Janeiro de 2018, 15h09

O público-alvo do Encontro são os professores, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e gerentes de ensino dos campi.

Encontro Pedagogico 800 600No dia 16 de janeiro será realizado o I Encontro Pedagógico Multicampi, destinado a oportunizar o partilhamento de saberes para a promoção do fortalecimento dos processos de aprendizagem das unidades educacionais do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Trata-se de uma iniciativa das equipes pedagógicas dos campi de Socorro, Estância, Tobias Barreto e São Cristóvão que, coletiva e colaborativamente, idealizaram o formato do evento,

O público-alvo do Encontro são os professores, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e gerentes de ensino dos campi, que participarão de palestras e oficinas com temáticas voltadas para os desafios e perspectivas do Ensino Técnico no Brasil.

Uma das idealizadoras do evento, a pedagoga do Campus Socorro Claudia Cardinale, ressalta que as temáticas a serem discutidas foram pensadas para promover a reflexão do papel dos profissionais de educação quanto à necessidade de práticas pedagógicas que estimulem a criatividade e o senso crítico dos estudantes. “O que buscamos pedagogicamente é a discussão de práticas educacionais centradas na aprendizagem do aluno. O Instituto tem buscado implementar, nos últimos anos, metodologias inovadoras nas ações desenvolvidas pelos docentes”, disse a pedagoga.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de janeiro, no SIGRH>Capacitação, e o local de realização das atividades será o Centro de Pós-Graduação do IFS.

PROGRAMAÇÃO

8 às 8h30 – Mesa de abertura composta pelos Gerentes de Ensino e Pró-reitor de Ensino

8h30 às 9h30 – Palestra de abertura o tema “A escola hoje” ministrada pela prof.ª Josevanda Mendonça Franco

9h30 às 9h50 – Intervalo

9h50 às 11h30 – Mesa redonda “Os desafios e perspectivas da Educação Profissional no Brasil”. “O papel de professor frente as tecnologias” ministrada pelo prof. Dr. de Ronaldo Nunes Linhares. “Realidade das várias modalidades e formação na Educação Profissional” ministrada pela profª. Drª Rita de Cássia Amorim Barroso.

11h30 às 13h30 – Intervalo para almoço

13h30 às 17h – Oficinas:

• Oficina 1 – Formação de Professores com criatividade e inovação – ministrante profª. Me. Vera Maria Tindó Freire Ribeiro
  • Oficina 2 – Criação de videoaulas – ministrante prof. Antônio José de Jesus Santos
  • Oficina 3 – Tecnologias Assistivas no processo de inclusão na educação – ministrantes Alessandra Conceição Monteiro Alves e Jacqueline Cavalcanti da Silva