Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Socorro
SNCT

Realizada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Socorro

Criado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 10h31 | Publicado: Segunda, 05 de Novembro de 2018, 10h31 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 10h43

O tema da SNCT de 2018 foi a “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

SNCT 3 800 600A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe (IFS), promovendo palestras e oficinas que articulam conhecimentos teóricos e práticos para os estudantes e moradores do município de Nossa Senhora do Socorro. O tema da SNCT de 2018 foi a “Ciência para a Redução das Desigualdades”, relacionado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 – Redução das Desigualdades.

Neste ano o evento foi realizado de 29 a 31 de outubro, quando foram ofertadas palestras e oficinas ministradas por professores e convidados  externos. A mesa de abertura discutiu sobre o perfil do profissional de manutenção de computadores no mercado contemporâneo, contando com a participação de palestrantes com expertise na área abordada. A mediação dos debates ficou sob a responsabilidade de Lúcio da Silva Gama Júnior, Coordenador de Informática (COINFO).

Para Claudia Cardinale, gerente de ensino do Campus Socorro, a SCNT é uma excelente oportunidade para demonstrar aos estudantesSNCT 5 800 600 a importância da pesquisa para a formação dos profissionais do IFS. “Nesses dias apresentamos os resultados das pesquisadas realizadas no Campus Socorro, pelos professores e técnicos administrativos. Ressaltamos que a participação nas pesquisas é aberta a todos os estudantes do campus”, disse a gerente de ensino.

Além de palestras e oficinas, também foi realizada a exposição “Ciência para Além dos Laboratórios”, na biblioteca, idealizada por Lucas Feitosa, auxiliar de biblioteca, sob a orientação dos diretores de campi José Franco de Azevedo e José Osman dos Santos, respectivamente de Socorro e Lagarto. A exposição teve como objetivo demonstrar à comunidade acadêmica do IFS Campus Socorro um pouco da história do Sistema Métrico Decimal e do levante paraibano conhecido como Revolta dos Quebra-Quilos.

exposição 800 600A exposição ficará aberta ao público durante todo o mês de novembro, das 8 às 16 horas, e poderá ser visitada pelos estudantes do IFS e das escolas de Socorro que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre a evolução da ciência para além dos laboratórios, como sugere o título da atividade cultural. Nas palavras do idealizador da exposição, “é fundamental para que os estudantes compreendam a sintonia do conhecimento científico com as demais disciplinas escolares e com a sua própria realidade, fazendo emergir uma aprendizagem significativa provida de reflexões críticas”.

Fake News 3 800 600

Para o encerramento da SNCT 2018 foi realizada palestra sobre “Fake News”, temática relevante e atual para os jovens da sociedade contemporânea. A atividade foi realizada por um grupo de estudantes de Biblioteconomia da UFS, sob a orientação da profª. Janaína Fialho.