Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Arduino Day acontece no Campus Socorro
INOVAÇÃO

Arduino Day acontece no Campus Socorro

Criado: Sábado, 16 de Março de 2019, 15h11 | Publicado: Sábado, 16 de Março de 2019, 15h11 | Última atualização em Sábado, 16 de Março de 2019, 15h37

O evento é realizado simultaneamente no mundo todo em instituições educacionais.

Arduino 6 800 600No último sábado, 16, aconteceu o “Arduino Day”, evento realizado simultaneamente no mundo todo em instituições educacionais, a fim de compartilhar ideias e projetos construídos na plataforma Arduino. A proposta da iniciativa é dedicar um dia para fomentar a cultura maker, esta resumida pela frase “vai lá e faz”.

Por meio de projetos colaborativos e criativos, os makers, como são chamados os adeptos da ideia de “por a mão na massa”, demonstram que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais variados objetivos com suas próprias mãos. As possibilidades são inúmeras, podem ir de projetos de automação residencial (domótica), a exemplo de ligar e desligar as lâmpadas por meio de um aplicativo de celular, até aplicações na indústria, como o monitoramento e automatização de processos em fábricas.

Para a organizadora da iniciativa, Eline Alves Santos, professora do Campus Socorro, as atividades buscaram apresentar aos nossos estudantes oArduino 4 800 600 que há de mais moderno e atual no tocante ao Arduino e demais iniciativas da cultura maker. “No dia de hoje buscamos apresentar conhecimentos sobre o mundo da inovação tecnológica. As oficinas e palestras realizadas abordaram não apenas temáticas envolvendo Arduino, mas, também, as áreas tecnológicas de grande potencial no mercado, a exemplo da Internet das Coisas, disse a coordenadora.

Arduino 3 800 600A participação no Arduino Day, realizado no Campus Socorro, foi muito além da expectativa da organização do evento. A procura por inscrições nas palestras e oficinas foi muito maior do que o número de vagas ofertadas. Nesse sentido, a primeira edição realizada no IFS contou apenas com a participação dos estudantes do campus.

Em 2020, a previsão é a realização de um evento com abrangência de interessados de todos os campi do IFS, assim como de outras instituições educacionais, públicas e privadas, do estado de Sergipe.

Arduino 2 800 600

O que é o Arduino?

Arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a Robótica mais acessível a todos. O equipamento permite criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo e de fácil uso por amadores e profissionais, principalmente, para aqueles que não têm alcance a equipamentos mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

7h30 – Credenciamento, Recepção
8h – Abertura: “O papel do arduino na cultura maker” (Eline)
8h30 – 11h - Oficinas e palestra

13h – Credenciamento, recepção
13h30 – Oficinas e palestra
15h – Apresentação e avaliação de projetos com Arduino.
16h – Continuação das oficinas e palestra
17h – Encerramento e premiação

Oficinas:

1) Técnicas de soldagem, capacidade: 16 pessoas por turma, local: laboratório de manutenção. Turma 1: de 8h30 às 11h (Prof. Lúcio e Prof. Ricardo). Turma 2: de 13h 30min a 15h e 16h a 17h (Lúcio e Luiz Carlos).
2) Arduino para iniciantes, capacidade: 30 pessoas por turma, local: laboratório de informática. Turma1: de 08h 30min a 11h (Profª. Eline). Turma 2: de 13h 30min a 15h e 16h a 17h (Profª. Eline).
3) Técnicas de impressão 3D, capacidade: 14 pessoas por turma, local: sala dos professores, serão colocados 7 computadores na sala dos professores. Turma1: de 8h
30 às 11h (Prof. Augusto). Turma 2: de 13h 30min a 15h e 16h a 17h (Prof. Augusto).
4) IoT (Internet of Things) com ESP12 e Arduino, capacidade: 15 pessoas, turma única, local: laboratório de redes. Turma única: de 8h30 às 11h, de 13h30 às 15h e 16h às 17h (Ministrada pela aluna Camila Araújo e pelo egresso Felipe, sob orientação do professor Otávio).

Aula-palestra:ScadaBr com utilização de Arduino” (Prof. Arlisson), capacidade (80 pessoas por turma), local: mini-auditório. Durante todo o dia concomitante com as oficinas, Turma 1: 08h30 às 11h e Turma 2: 13h30 às 15h e 16h às 17h.

Apresentação de projetos com Arduino: turmas do segundo módulo, sob orientação do Prof. Cleiton, das 15 às 16 horas.