Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Empregabilidade é tema do projeto 'Conversando Sobre’ no Campus Socorro
MERCADO DE TRABALHO

Empregabilidade é tema do projeto 'Conversando Sobre’ no Campus Socorro

Criado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h47 | Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h47 | Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2019, 15h07

As discussões ressaltaram as qualificações necessárias para o mercado de trabalho.

conversando sobre empregabilidade 800 600A falta de trabalho é um grande desafio a ser enfrentado pela sociedade brasileira, tendo atualmente o número superior de 13,1 milhões de desempregados. Esse desafio é ainda maior para os jovens com idades entre 18 e 24 anos, conforme dados apresentados recentemente pela Carta de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo, feito com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), demonstra que, enquanto a taxa de desemprego de forma geral está em 11%, entre os jovens, a estatística sobe para 26% — mais do que o dobro.

Em virtude dessa maior vulnerabilidade dos jovens no tocante ao mundo do trabalho é que foi realizada na última terça-feira, 30, mais uma edição do ‘Projeto Conversando Sobre’, destinado à realização de rodas de conversas sobre temas que estimulem a reflexão e auxiliem na formação cidadã dos estudantes.

O Projeto foi concebido pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), mas conta com participação de todos os profissionais do campus, haja conversando sobre empregabilidade 2 800 600vista se tratar de um projeto intersetorial. A intersetorialidade é importante porque cada profissional, em sua área de atuação, traz importantes contribuições para a visão holística que se pretende com a educação técnica ofertada pelo IFS.

Além da participação da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), esta edição do ‘Conversando Sobre’ contou com a parceria da coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estágio (NAE) do Campus Socorro, Claudia Nascimento. As discussões ressaltaram as qualificações técnicas e comportamentais necessárias para o ingresso e, principalmente, a permanência dos nossos estudantes no mercado de trabalho.

conversando sobre empregabilidade 3 800 600Para Leandro Santos Silva, estudante do 3º módulo, a maneira como as informações foram dialogadas foi um dos pontos mais relevantes do projeto. “O encontro de hoje foi muito produtivo porque os facilitadores foram muito felizes na forma como passaram as informações. Outro ponto que gostei muito foi quando falaram sobre a postura que devemos ter na entrevista de emprego, além de como elaborar um currículo”, disse o estudante.

Segundo Thiago Siqueira, psicólogo do Campus Socorro, os desdobramentos dessa atividade relacionada à empregabilidade dos estudantes do Campus Socorro ocorrerão através do Programa de Orientação de Carreira, que já está com inscrições abertas no SISPUBLI.