Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Campus Socorro realiza palestras sobre TI Verde
SUSTENTABILIDADE

Campus Socorro realiza palestras sobre TI Verde

Criado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h24 | Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h24 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 11h39

Estiveram presentes estudantes, servidores e convidados externos.

WhatsApp Image 2019 08 29 at 15.30.37 800 600Na tarde da última quinta-feira, 29, o Campus Socorro realizou palestras sobre questões relacionadas à Tecnologia da Informação Verde ou apenas TI Verde, do inglês Green TI. Estiveram presentes os alunos do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, além de servidores técnicos-administrativos, professores e convidados externos.

O evento foi uma iniciativa de Luiz Carlos Pereira Santos, professor e  coordenador do Curso de Manutenção e Suporte em Informática, tendo como TI verde 2 800 600objetivo fomentar discussões sobre a importância da utilização sustentável dos esquipamentos de TI, a fim de preservar o meio ambiente.

A primeira palestra foi realizada por Lucas Antônio Feitosa de Jesus, servidor do Campus Socorro, que também cursa o Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia (PROFEPT) no IFS, que destacou os aspectos gerais da TI Verde, expondo alguns problemas ambientais causados pela produção, uso e descarte de equipamentos de TI, bem como as principais práticas em TI Verde que devem ser adotadas individual e coletivamente para atenuar tais problemas.

Para o palestrante, falar sobre os princípios preconizados pela 'TI Verde' para os alunos do campus é essencial, pois estes em breve serão profissionais que lidarão diretamente com equipamentos de TI, tendo um importante papel na destinação dos resíduos eletrônicos produzidos pelos seus clientes. "É fundamental que um curso de manutençao e suporte em informática apresente essas disucussões, uma vez que, dentre as competências do curso, está a responsabilidade ambiental", ressaltou Lucas Antônio.

TI verde 3 800 600No segundo momento, Leonardo Vaccari, funcionário da empresa ArtVideo, empresa especializada em suporte e manutenção em Smart Phones, Tablets, TVs de Plasma, LCD, LED e equipamentos de áudio doméstico, apresentou informações sobre os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), assim como sua experiência profissional trabalhando nessa vertente da TI Verde. "É fundamental hoje em dia que a sociedade se preocupe com o destino a ser dado aos resíduos elestrônicos gerados por todos nós. O descarte incorreto gera graves problemas ao meio ambiente, a exemplo da contaminação do solo, do lençol freático etc. Precisamos nos conscientizar que os recursos naturais são finitos", finalizou o palestrante.

Ao final das palestras foram divulgados os desdobramentos futuros do Projeto voltado para a destinação correta de REEE, coordenado por Luiz Carlos Pereira, assim como a realização do minicurso intitulado "TI Verde: um enfoque técnico-científico-social", a ser realizado no início de 2020, e que faz parte do produto educional da pesquisa de mestrado do servidor Lucas Antônio.