Página inicial > Últimas Notícias > Socorro > Biblioteca do Campus Socorro realiza Clube de leitura on-line
INCENTIVO À LEITURA

Biblioteca do Campus Socorro realiza Clube de leitura on-line

Criado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 10h27 | Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 10h27 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 16h48

As discussões remotas são realizadas em grupo do Whatsapp

clube de leituraPara minimizar os prejuízos educacionais causados pela suspensão das atividades educacionais presenciais em decorrência da pandemia da COVID-19 todo o sistema educacional tem buscado alternativas na promoção de ações virtuais junto aos seus estudantes.

As iniciativas estão diretamente relacionadas às tecnologias digitais, especialmente à internet, já que permitem conectar os atores do processo educativo, professores e alunos, em um ambiente virtual, portanto seguro da contaminação do vírus. Entretanto, apesar do distanciamento físico, tais tecnologias permitem um alto nível de interação social, por meio de chamadas em tempo real, vídeos aulas e envio de áudio e textos.

É nesse contexto que a equipe pedagógica do Campus Socorro tem buscado realizar atividades remotas para manter os estudantes engajados com o IFS, seja por meio de orientações psicológicas, reuniões virtuais com a participação de estudantes, enquetes para conhecer a realidade tecnológica que impacta no acesso às aulas remotas que terão início em 14 de setembro, dentre outras.

Exemplo do esforço pedagógico do campus é a realização do projeto “Leitura em Conjunto”, idealizado pelo Bibliotecário Maurício Júnior, voltado para estudantes e ex-estudantes do IFS. Os encontros do grupo são realizados via grupo de Whatsapp, e as obras literárias debatidas são escolhidas pelos participantes, através de enquete. Trata-se de livros digitais gratuitos, disponíveis na internet. No início de cada mês, três obras são sugeridas para a votação. O texto mais votado deverá ser lido por todos e debatido ao final de cada mês, em encontros virtuais.

O idealizador do projeto destaca que as tecnologias comunicacionais aliadas à Educação aumentam exponencialmente o alcance da escola. “O projeto Leitura em Conjunto tem o objetivo de expandir o alcance da biblioteca durante o grupo leitura printatual contexto de pandemia, contribuindo para o incentivo à leitura dos alunos do IFS/Socorro através da leitura de e-books e realização dos debates virtuais”, ressaltou o Bibliotecário.

Para o estudante do curso de Manutenção e Suporte em Informática, Jorge dos Santos Cruz, que está no projeto desde o início, a leitura em conjunto cria uma relação de pertencimento e colaboração entre os participantes. "Os encontros do grupo vieram para completar as leituras que faço durante o dia, semana ou mês. Isso é muito bom, pois tem sempre uma leitura nova todos os meses e, com as discussões entre os integrantes do grupo, a compreensão das histórias é muito mais aprofundada. Já estamos no terceiro livro e, em breve, discutiremos o livro Dom Casmurro. Boa leitura a todos...", disse o participante.

A estudante Mariany do Nascimento Barreto, destaca que, além de novos conhecimentos, as discussões ajudaram a mudar o foco das questões relacionadas à pandemia. "Estou super feliz e grata com o clube de leitura. Os debates sobre os livros são ótimos! A experiência é muito enriquecedora. Está sendo um ótimo escape nesse período de pandemia".

As ações remotas em desenvolvimento durante a pandemia estão funcionando tão bem que a gestão do campus analisa quais atividades podem ser continuadas mesmo após o isolamento social, a fim de complementar a aprendizagem dos estudantes, a exemplo do projeto de leitura, ou até mesmo ações de extensão para a comunidade socorrense..