Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Bibliotroca estimula a leitura com troca de livros

Projeto Bibliotroca estimula a leitura com troca de livros

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Quarta, 25 de Março de 2015, 09h49 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
1A biblioteca do Campus Itabaiana deu início nesta semana ao projeto Bibliotroca. A iniciativa consiste na doação de um exemplar de literatura que poderá ser trocado por exemplares doados por outros usuários. “O projeto visa a diversificação do acervo de literatura através de doações, e o estímulo ao envolvimento pela leitura e à atitude colaborativa”, diz Jeane Gomes, Bibliotecária do Campus.

A dinâmica do projeto é simples. Os livros ficarão disponíveis no carrinho da biblioteca e o empréstimo e a devolução dos exemplares serão feitos sem necessidade de registro no sistema. As únicas exigências são que o exemplar doado esteja bem conservado, sem páginas rasgadas ou riscadas, e que o doador menor de idade tenha autorização dos responsáveis para a entrega da obra.

3aCom esse tipo de empréstimo, os alunos de todos os cursos do Campus Itabaiana, além de servidores, poderão levar obras de literatura, mesmo que já tenham realizado os três empréstimos permitidos pelo sistema. Não haverá prazo pra devolução dos exemplares. O único critério na devolução é o bom senso, o que torna a leitura menos corrida e mais prazerosa.

“A literatura é fonte de aprendizado, de cultura. O leitor aprende à medida que vai se envolvendo com a narrativa, enquanto se diverte e se emociona. É diferente de aprender com os livros didáticos. Por isso, vale a pena implantarmos um projeto que permita ao usuário um acesso mais flexível aos exemplares”, resume Jeane.

Como participar do projeto Bibliotroca:

1 – Traga um livro de literatura (romance, conto, poesia etc.) em bom estado de conservação para a biblioteca;
2 – Deixe o livro no carrinho da biblioteca e registre-o na listagem;
3 – Escolha qualquer livro que já esteja disponível no carrinho e leve-o em troca do seu; e
4 – Ao terminar a leitura de cada livro, devolva-o ao carrinho.

Ascom - Campus Itabaiana
registrado em: