Página inicial > Últimas Notícias > IFS sediará etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

IFS sediará etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 11h26 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

roboticaO Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Coordenadoria de Eletrônica do Campus Aracaju, sediará, na próxima sexta-feira, 25, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O evento, que será aberto ao público, receberá 07 (sete) equipes, formadas por estudantes do ensino médio integrado dos campi Aracaju, Lagarto e Itabaiana, além de uma equipe de alunos do ensino médio que representará o Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa.

O evento, que pretende divulgar a robótica, suas aplicações, possibilidades, produtos e tendências, apresentará, nesta etapa, uma mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação, trabalho em grupo e motivação do corpo discente. As equipes participantes terão que conduzir um robô autônomo, em um ambiente de desastre, no qual os robôs deverão localizar e resgatar possíveis vítimas (representadas por bolinhas de isopor). O desafio está dividido em 03 (três) rodadas e a cada rodada cumprida, aumenta a complexidade do caminho. Vence o desafio a equipe que acumular mais pontos.

O grupo vencedor participará da etapa nacional da olimpíada, que acontecerá no período de 30 de outubro a 01 de novembro, em Uberlândia. A competição conta com o apoio do Convênio IFS-Petrobrás e acontecerá no ginásio de esportes do Campus Aracaju, a partir das 09h.

O evento

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

registrado em: