Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Turismo do IFS: comprometimento com a educação e mercado turístico

Mestrado em Turismo do IFS: comprometimento com a educação e mercado turístico

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2016, 17h40 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25

turismoA comunidade acadêmica do Instituto Federal de Sergipe comemora a aprovação do seu primeiro mestrado: Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Turismo - PPMTUR. O mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado do turismo. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações da atividade turística, sejam elas públicas ou privadas.

O primeiro processo de seleção será realizado ainda no primeiro semestre de 2016 e obedecerá as regras estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, através de edital de seleção de curso, como: Prova escrita de conhecimento específico, Análise de projeto vinculado à atividade turística, Entrevista com base no currículo e no projeto, Prova de idioma (inglês ou espanhol), são etapas que compõem o processo de seleção.

Neste contexto, cada candidato deverá apresentar uma proposta de projeto, esclarecendo seu objeto de estudo, o qual deve estar vinculado a uma demanda do mercado e que com seus resultados possa contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e desenvolvimento regional.

Para esse primeiro edital serão ofertadas 10 (dez) vagas autorizadas pela CAPES. Conforme proposta aprovada as vagas serão para ampla concorrência, não sendo possível destinar nenhuma vaga para o público interno. Após aprovação na seleção e respectiva matrícula cada aluno terá direito a um orientador, dentre os professores permanentes do quadro docente do programa PMTUR.

Ressaltamos a importância de tornar o processo seletivo o mais transparente possível, assim ficou determinado pelo Reitor que nenhum servidor com cargo de direção e função gratificada da PROPEX poderá fazer orientações prévias aos futuros candidatos ao mestrado. Devido ao mestrado profissional em Turismo representar uma possibilidade de capacitação para todos aqueles envolvidos com a atividade turística. E é missão do IFS contribuir com a sociedade visando o desenvolvimento regional, rumo a excelência.
registrado em: