Página inicial > Últimas Notícias > Reitor dá posse aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Reitor dá posse aos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Segunda, 14 de Março de 2016, 08h57 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25
1 14-03-16Na manhã de sexta, 11, o reitor do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, deu posse aos doze servidores e um discente que vão compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no biênio 2016-2018. A maior parte dos membros do órgão foi escolhida através de eleição, realizada ano passado, e possui como presidente o pró-reitor de Ensino, Alberto Aciole Bomfim.

O plenário geral do CEPE é integrado pelo pró-reitor de Ensino, que desempenha a função de presidente; pela pró-reitora de Pesquisa e Extensão, que é a vice-presidente; e por representantes e suplentes dos docentes, dos discentes, dos gestores de ensino, dos gestores de pesquisa e extensão e da equipe pedagógica dos campi. O órgão se reunirá para debater os temas de sua competência, pelo menos, uma vez por mês.

2 14-03-16O representante dos alunos é Lucas Santos da Silva, estudante do curso integrado em agropecuária do Campus Glória. O jovem de 18 anos explica que sua atuação será marcada pela humildade e pela busca dos direitos dos estudantes. "Almejo buscar realizações concretas, práticas, que representem melhorias reais para os alunos".

3 14-03-16Cabe essencialmente ao CEPE assessorar a Reitoria no que tange às políticas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, compete ao órgão a definição das políticas no seu âmbito de atuação do IFS para todos os níveis e modalidades de ensino, bem como analisar projetos pedagógicos e emitir pareceres sobre propostas de criação, reestruturação e extinção de cursos ou a suspensão de oferta de vagas. O Conselho é composto pelo plenário geral e três câmaras técnicas, com estrutura e composição definidas em regimento interno.

4 14-03-16O pró-reitor de Ensino e presidente do CEPE, Alberto Aciole Bomfim, ressalta a significância do momento para o IFS: "Esse é um órgão essencialmente técnico que, sem dúvida, terá um futuro bastante ativo nas três câmaras temáticas", revela Aciole. Ruth Sales Gama de Andrade, pró-reitora de Pesquisa e Extensão e vice-presidente do CEPE, compartilha da opinião de Aciole: "É um momento de conquista que iniciou em 2011. Passamos a proposta pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior. Estou feliz por fazer parte deste processo que vai melhorar ainda mais nossa instituição".

5 14-03-16O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, congratulou os presentes e observou que a criação do CEPE é importante e necessária por reunir membros de todos os campi da instituição. "O Conselho também tem responsabilidade de produzir conhecimento, informação, para as pessoas que não têm acesso à educação. Somos servidores públicos e temos a obrigação de prestar um bom trabalho para a população, que é quem paga os nossos salários", finaliza o reitor.

Leia o Regimento Interno do CEPE

registrado em: