Página inicial > Últimas Notícias > Memorial do IFS

Memorial do IFS

Criado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 15h25 | Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 10h08 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2016, 16h58
Já tivemos diversos nomes: do lado do ensino técnico industrial, as denominações foram Escola de Aprendizes e Artífices, Liceu Industrial de Aracaju, Escola Industrial de Aracaju, Escola Técnica Federal de Sergipe, Unidade Descentralizada de Lagarto e Centro Federal de Educação Tecnológica; já no ensino técnico agrícola, as nomenclaturas foram Patronato São Maurício, Patronato de Menores Francisco de Sá, Patronato de Menores Cyro de Azevedo, Aprendizado Agrícola de Sergipe, Aprendizado Agrícola Benjamin Constant, Escola de Iniciação Agrícola Benjamin Constant e Escola Agrotécnica Federal de Sergipe.

Durante muito tempo, os caminhos institucionais do ensino técnico industrial e do técnico agrícola foram separados em Sergipe. Porém, desde 2008, duas das grandes representantes da educação sergipana uniram-se em torno de apenas um nome: Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Independente da nomenclatura, são mais de cem anos de instituição, que foram compostos por grandes histórias de alegria e sucesso.

Alegria de alunos que percorreram os corredores da instituição e vivenciaram momentos de aprendizado e crescimento pessoal; de professores, que com brilhantismo transmitiram o conhecimento e ajudaram na formação de verdadeiros cidadãos; e de servidores técnicos e colaboradores, cujo amor e dedicação ajudaram no crescimento e consolidação de uma das mais importantes instituições sergipanas.

Quantas experiências de vitória foram vividas dentro das instalações do IFS? Quantos eventos de grande nível técnico foram realizados aqui e chamaram a atenção de toda a sociedade? Quantas pessoas descobriram o prazer pela ciência nos diversos laboratórios e salas de aula e hoje são pesquisadores renomados? A resposta dessas perguntas e de inúmeras outras possíveis é imensurável, mas um aspecto é notório: o sucesso fez parte da trajetória da instituição, década após década.

Um caminho institucional tão brilhante merece ter a sua história preservada e colocada disponível para que futuros alunos e servidores se inspirem e criem novas histórias igualmente marcantes. É com essa certeza que nasceu o projeto de criação do Memorial, o qual não é apenas da instituição IFS, mas de todos nós, que vivenciamos no presente ou no passado os melhores sentimentos e guardamos excelentes recordações do nosso querido Instituto.

Para colaborar com o Memorial, abrimos alguns canais para receber registros antigos do IFS, seja uma roupa, um broche, uma foto, vídeos ou fitas. Ou seja, qualquer material que tenha relação com a instituição pode compor o acervo do Memorial.

Você pode colaborar enviando o seu registro histórico para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se você prefere entregar em mãos ou o objeto não puder ser enviado por algum motivo por correio eletrônico, é possível fazer a doação através da Diretoria Geral de Biblioteca (Kelly Barbosa), que fica localizada no Campus Aracaju, ou na Reitoria do IFS (Dulce Sousa). Em caso de dúvidas, o telefone 3711-1449 está à disposição.

Contribua. Participe. Ajude-nos a contar a história desta brilhante instituição, o nosso Instituto Federal de Sergipe.

Endereço do Campus Aracaju: Avenida Eng.º Gentil Tavares da Mota, 1166, Bairro Getúlio Vargas - Aracaju / Sergipe. CEP: 49055-260

Endereço da Reitoria: Avenida Jorge Amado, 1551 - Loteamento Garcia Bairro Jardins - Aracaju / Sergipe CEP: 49025-330
registrado em: