Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Campus Aracaju apresentam projetos em Mostra Nacional de Robótica
Início do conteúdo da página
CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Alunos do Campus Aracaju apresentam projetos em Mostra Nacional de Robótica

Criado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 11h35 | Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 11h27 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 11h51

Esse ano o curso de Eletrônica teve cinco trabalhos aprovados para a maior mostra científica do país que aconteceu em Recife entre os dias 08 a 12 de outubro

IMG 20161010 WA0010Entre as criações está um braço robótico acoplado a uma esteira de carga industrial que foi desenvolvido pelos alunos Gabriel Cruz Araújo, Paulo Rafael Aragão Silva, Alexandre Cesar dos Santos Baltazar e Liliane dos Santos Silva, do 4° módulo do curso subsequente de Eletrônica do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Esse projeto foi apresentado pela equipe na mostra presencial que aconteceu no Shopping Recife nos dias 09, 10 e 11.


Para o professor e orientador dos projetos, Edson Barbosa Lisboa, como a Mostra se trata de um evento de visibilidade nacional e até internacional e considerando que o curso de Eletrônica dá total suporte ao desenvolvimento de projetos na área de robótica, ter trabalhos aprovado e apresentados nesse evento é um grande reconhecimento da competência e da qualidade do curso, incluindo professores, técnicos administrativos e alunos.


Segundo ele, a apresentação presencial no evento possibilita ao aluno a oportunidade de trocar experiências com profissionais do país inteiro e ter a oportunidade de participar de um evento técnico/científico de alta qualidade, além de divulgar os projetos desenvolvidos no curso de Eletrônica na área de robótica, divulgar o Campus Aracaju do IFS e desenvolver parcerias com outras Instituições.


Dos cinco trabalhos aprovados (ver relação abaixo) para a Mostra Nacional de Robótica – MNR 2016 apenas uma equipe participou da mostra presencial, devido à falta de recursos. Professor Edson Barbosa destacou o empenho do diretor geral do Campus Aracaju, Elber Gama, para viabilizar que a equipe viajasse para apresentar o projeto.


Com exceção dos alunos do Projeto 3, todos os demais são alunos bolsistas do convênio IFS-Petrobras (PFRH), gerenciado pela Pro-Reitoria de Pesquisa e Extensão - ROPEX, e que tem dado total apoio ao desenvolvimento de projetos e atividades na área de robótica, afirma professor Edson Barbosa.


O evento


A Mostra Nacional de Robótica (MNR) é uma mostra científica de âmbito nacional com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica. Destina-se a todo aluno matriculado no ensino fundamental, médio, técnico, pré-vestibular em instituição oficial de ensino pública ou privada, bem como alunos de cursos superiores, estudantes de pós-graduação ou pesquisadores da área.


É uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos, apoiada pelo Governo Federal através do MCTI/CNPq/SECIS/MEC/SEB/CAPES, que visa: contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país através da exposição de trabalhos centrados em uma temática específica; atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental, médio e técnico; despertar vocações científicas e/ou tecnológicas e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguirem carreiras científico-tecnológicas.


IMG 20161010 WA0009Trabalhos aprovados

 

1. “IMPLEMENTAÇÃO DE UM BRAÇO ROBÓTICO ACOPLADO A UMA ESTEIRA DE CARGA INDUSTRIAL CONTROLADO POR SISTEMA COMPUTACIONAL EMBARCADO”
Gabriel Cruz Araujo, Paulo Rafael Aragão Silva, Alexandre Cesar dos Santos Baltazar e Liliane dos Santos Silva (Alunos do 4º Módulo do Subsequente de Eletrônica)
Prof. Dr. Edson Barbosa Lisboa (Supervisor/Orientador)


2. “CONTROLE DE PRECISÃO DE MODELOS ROBÓTICOS VIA RADIOFREQUÊNCIA”
Daniel Antônio de Jesus Melo (Aluno do 4º ano Integrado de Eletrônica)
Profa. MSc. Nara Strappa (Supervisora/Orientadora)


3. “APLICAÇÃO DA ENGENHARIA REVERSA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE DIFERENTES TECNOLOGIAS DE CONTROLE REMOTO”
Gabriel Souza Marques, Artur Felipe Meneses de Lima, Davi Alves dos, Kleber Eduardo da Silva Mota e Vinicius Meri Correia Piones (Alunos do 4º ano Integrado de Eletrônica)
Prof. Msc. Fábio Prudente (Orientador)
Prof. Dr. Edson Barbosa (Supervisor)


4. “SISTEMA DE UM MANIPULADOR ROBÓTICO”
Icaro Meneses Ferreira de Santana (Aluno do 4º ano Integrado de Eletrônica)
Prof. Dr. Edson Barbosa Lisboa (Supervisor/Orientador)


5. “AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL UTILIZANDO ARDUINO”
José Emerson Oliveira Santos, Daniel Delano dos Santos, Thalya Lima de Oliveira, Tassiana Lisboa Vieira da Silva (Alunos do 4º ano Integrado de Eletrônica)
Profa. MSc. Nara Strappa (Supervisora)
Prof. Dr. Edson Barbosa Lisboa (Orientador)

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57