Página inicial > Últimas Notícias > Connepi incentiva o conhecimento científico e tecnológico entre os participantes
CONNEPI

Criado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 17h24 | Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 17h28 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h13

WhatsApp Image 2018 11 28 at 18.20.001Durante os quatro dias de evento, alunos e servidores destacaram a troca de conhecimento e experiências em diversas áreas de atuação

Entre os dias 27 e 30 do mês de novembro, foi realizado o XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação 2018 (Connepi) no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento buscou fortalecer os debates sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país por meio de investimentos estratégicos na educação e teve como tema “Os dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

WhatsApp Image 2018 12 03 at 09.54.39Nesta 12ª edição, o Connepi reuniu apresentação de trabalhos realizados por estudantes, docentes, pesquisadores e pesquisadoras de instituições de educação em diferentes setores. Além disso, foi composto de palestras, oficinas, minicursos, workshops e mostras tecnológicas e culturais. Discentes e servidores do Instituto Federal de Sergipe (IFS) compareceram durante os quatro dias de evento, participaram das atividades e receberam premiação.

O trabalho premiado na área de Ciências Sociais Aplicadas foi de autoria do discente Jardel de Carvalho Bispo, estudante do curso de tecnologia em Gestão de Turismo do IFS – Campus Aracaju, e do seu professor orientador Cláudio Roberto Braguini. O tema do trabalho do discente foi sobre a “Trilha interpretativa como ferramenta para o ecoturismo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) dona benta e seu caboclo, Pirambu, Sergipe” e teve como objetivo analisar a possibilidade de implantar a trilha na RPPN utilizando a metodologia Índice de Atratividade de Pontos Interpretativo.

Para Jardel, a experiência em participar de um evento da magnitude do Connepi é algo inigualável e uma oportunidade essencial para o aluno de qualquer área de atuação. “A ida dos discentes e servidores para o congresso proporcionou um amplo contato com a ciência nas suas diversas faces, permitindo o contato com a prática científica, que é muito relevante para a nossa formação”, reconhece Jardel.

WhatsApp Image 2018 11 27 at 12.22.26A participação do IFS no Connepi foi um esforço conjunto da reitoria e dos campi. Para Márcio Costa, administrador e chefe da delegação, o congresso permitiu a vivência na prática científica e isso é de suma importância para a formação de recursos humanos mais qualificados, já que permite a integração dos eixos ensino, pesquisa e extensão. “Foram apresentados trabalhos dos pesquisadores do IFS nas mostras de pôsteres e na modalidade oral. Além disso, durante o evento, colocamos um stand à disposição da delegação e foi um total sucesso de público”, ressalta Márcio.

ifsA apresentação da mostra de pôsteres reuniu 1.440 trabalhos da Rede Federal dividida por áreas do conhecimento. O professor do IFS, James Sidney Freitas de Carvalho, parabeniza a todos pelas atividades e pesquisas que foram apresentadas. “A ciência se desenvolve no compartilhamento de conhecimentos e na troca de experiências e o Connepi possibilita esse aprendizado”, destaca James Carvalho.

O estudante Carlos Gomes da Silva Júnior considera que “eventos desse porte fazem os estudantes terem contato com pesquisadores de outras instituições de ensino, além de ampliar saberes”, afirma. O evento foi realizado com o apoio do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), e do Conselho Nacional da Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

registrado em: