Página inicial > Últimas Notícias > Curso de extensão é finalizado no Campus Tobias Barreto
Campus Tobias Barreto

Curso de extensão é finalizado no Campus Tobias Barreto

Criado: Terça, 16 de Julho de 2019, 11h22 | Publicado: Terça, 16 de Julho de 2019, 11h21 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 11h22

Durante as férias foram oferecidos dois cursos para a comunidade, alunos e servidores

01

Os pilares da educação oferecida pelo Instituto Federal de Sergipe são o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, e é por esse motivo que a edução ofertada pelos Campi do IFS tem formado não só bons profissionais, mas também cidadãos. O Campus Tobias Barreto valoriza ações de extensão pois é por meio delas que o diálogo com a comunidade se fortalece. Foi seguindo essa proposta que a professora substituta do curso Técnico em Comércio, Cleide Ane Barbosa ofereceu durante as férias os cursos de extensão de Marketing Pessoal e Planejamento Financeiro. Com carga horária de 10 horas cada, os encontros aconteceram no Campus Tobias Barreto três vezes por semana entre os dias 01 e 16 de julho.

A professora conta que a ideia era de ofertar apenas uma turma para cada curso, porém a procura se tornou tão grande que foi necessário ampliar as vagas, “optamos por separar as turmas em turnos vespertino e noturno principalmente para atender àquelas pessoas que moram na zona rural e teriam dificuldade de transporte a noite” comenta a professora. 35 pessoas participaram do curso de Planejamento Financeiro e 47 no de Marketing Pessoal. A interação com a comunidade tobiense é vista nos 10 inscritos que são alunos de outras escolas públicas da cidade e nos 05 que são egressos do IFS.

Cleide Ane explica que a interação em sala favoreceu a aprendizagem “cada um tem uma experiência diferente do assunto, cada um trouxe uma ideia, exemplos práticos e dúvidas. Alguns reclamaram da falta de cursos gratuitos na cidade e aproveitaram essa oportunidade, e é muito bom para o currículo e para experiência das pessoas, ajuda no crescimento profissional”.

11

No curso de Planejamento Financeiro foi trabalhado o que é e como fazer esse planejamento das finanças. Além de aplicativos e tabelas que podem ser utilizados para praticar a professora trouxe a pedido das turmas uma aula extra sobre investimento, onde foi apresentada a diferença entre poupar e investir. Já no curso de Marketing Pessoal os principais aspectos levantados foi a postura no ambiente de trabalho e nas entrevistas de empregos e a elaboração de currículo. “Marketing pessoal é vender sua imagem e se você quer trabalhar essa imagem como profissional é melhor você encontrar os pontos negativos e buscar melhorar. É nesses pontos que estamos trabalhando em sala”, explica Cleide Ane.

Para Lívia Santos, de 22 anos e aluna do curso técnico em Comércio, aquirir conhecimento e conhecer coisas novas, foram as motivações para participar de cursos durante as férias. A aluna reforça que o conteúdo do curso e os conteúdos das aulas dialogam e se complementam. “Inclusive porque aprendemos como a gente se planeja financeiramente, para sempre ter dinheiro, pra ver se aquele produto que estamos querendo comprar realmente é necessário, e como render o seu dinheiro”, finaliza.

registrado em: