Página inicial > Últimas Notícias > IFS forma primeiros engenheiros da região Sul

IFS forma primeiros engenheiros da região Sul

Criado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 13h01 | Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 13h01 | Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 13h36

Formatura do curso de Engenharia Civil ocorreu no Campus Estância em solenidade que contou com a entrega das carteiras profissionais do Crea-SE

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Estância formou os primeiros seis engenheiros do Curso de Engenharia Civil, o único da região Sul do estado. A solenidade de outorga de grau ocorreu na noite do último dia 29 de agosto, no auditório da instituição, e contou com a presença de alunos, professores, servidores e familiares dos formandos, que receberam a carteira com o registro profissional das mãos da diretora administrativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Isabella de Lima Veiga.

Fizeram parte da mesa solene a diretora do campus, Sônia Pinto de Albuquerque Melo, que representou a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, o gerente de ensino, Alessandro Viana Fontes, o paraninfo, professor Rômulo Augusto Canuto, e o patrono, professor Thiago Augustus Remacre Munareto Lima. O professor homenageado foi Herbet Alves de Oliveira, o primeiro coordenador do curso, implantado em abril de 2014.

O protagonismo feminino numa área tradicionalmente dominada por homens foi uma marca desde os primórdios do curso, que começou há cinco anos com uma turma de 40 estudantes e 50% de mulheres e formou os primeiros seis engenheiros mantendo a mesma proporção igualitária de gênero. Atualmente estão matriculados 171 alunos, entre os quais 74 mulheres, que representam a 43% do total.

A oradora da turma, Anny Salonny Santos Nascimento, fez um discurso mais emotivo e informal em parceria com o colega Fernando Luís de Andrade, que expressou a integração e a união da turma, assim como os desafios enfrentados nos primórdios do curso. “Agradeço a presença de todos nesse momento tão especial para todos nós, que marca o fim de um ciclo e o início de outro. E quanta coisa passamos para chegar até aqui. .Somos a primeira turma de Engenharia Civil do IFS - Campus Estância”, afirmou.

Conquistas

A diretora Sônia Melo ressaltou os avanços e as conquistas dos últimos anos, como a constituição de um corpo docente altamente capacitado, o fortalecimento dos projetos de pesquisa e extensão e a estruturação dos laboratórios, que culminaram com o conceito 4 obtido na primeira avaliação do Ministério da Educação (MEC) em 2018 “Tenho convicção, queridos formandos, queridas formandas, que vocês adentram a um grupo de profissionais seleto e esta condição os torna mais qualificados e mais preparados para as provocações que a vida lhes atribui”, ressaltou.

O paraninfo Rômulo Augusto Canuto enalteceu a trajetória vitoriosa dos seis formandos oriundos de uma turma de 40 alunos, que superaram as adversidades e garantiram seu lugar ao sol. “Esses jovens tinham tudo para desistir ao ingressar no IFS, mas venceram cada um dos desafios impostos no decorrer desse caminho e hoje são vencedores. Tenho muito orgulho de partilhar dessa história como docente e ajudar a formar os primeiros bacharéis em Engenharia Civil do instituto federal de Estância”, destacou.

registrado em: