Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Campus Itabaiana são classificados para etapa nacional da 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia
5ª OBG

Criado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h03 | Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h00 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 15h34

A OBG acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro na Unicamp, em São Paulo

OBG 1

Uma equipe formada por três alunos do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana foi classificada para etapa nacional da 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) que acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de outubro na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. As olimpíadas visam a consolidação da aprendizagem dos alunos sobre os recursos naturais, a fim de entender como gerenciá-los no contexto geopolítico mundial.
A equipe do Campus Itabaiana, composta pelos alunos Anailson Santos Silva, David Gois Costa e Geyse Lúcia de Mendonça Gonçalves, do curso de Manutenção e Suporte em Informática, atingiu a pontuação que a credenciou participar da etapa nacional como representante das escolas públicas do Estado de Sergipe. “Participar da Olimpíada GeoBrasil está sendo uma oportunidade para pôr em prática diversos conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, e também de conhecer vários outros aspectos da Geografia por meio da pesquisa”, afirma um dos integrantes da equipe, David Gois Costa. Os alunos selecionados na fase presencial serão treinados para participar da International Geography Olympiadem 2020 em Istambul, Turquia.
Segundo o professor de geografia, Cleidinilson de Jesus Cunha, as Ciências da Terra e a Geografia proporcionam as ferramentas básicas para os cidadãos de amanhã lidar com o ambiente natural e os desafios da globalização. “É gratificante ver os alunos acreditando no seu potencial. As olimpíadas de conhecimento tornam o aprendizado mais desafiador e contribuem para incentivá-los a querer chegar cada vez mais longe. Através da Olimpíada GeoBrasil, os alunos conhecem melhor o seu país e o mundo. A melhor vitória nessa olimpíada é aprender e descobrir novos horizontes”, confessa.
Além da equipe classificada como equipe Ouro, que representará o IFS e as Escolas Públicas do Estado na etapa presencial em Campinas – São Paulo, outras equipes do IFS – Campus Itabaiana atingiram excelente pontuação, sendo classificadas como equipes Prata (04 equipes) e Bronze (05 equipes). “Por meio da olimpíada, os organizadores pretendem utilizar o conhecimento das Ciências da Terra e da Geografia para empoderar os alunos no sentido de contribuírem para uma transformação social, incentivando o desenvolvimento sustentável e as adaptações às mudanças climáticas”, conclui Cleidinilson de Jesus Cunha.
Os resultados das primeiras fases através da internet, foram considerados de forma conjunta, enquanto na fase presencial o resultado das duas olimpíadas será separado e gerarão duas classificações, uma para cada olimpíada. A participação acontece através de equipes, composta por três alunos de ensino médio e/ou do nono ano do ensino fundamental e mais um professor. Na fase final presencial será somente para duas equipes por estado da federação (54 equipes no total), sendo uma representante das escolas públicas e outra das escolas particulares.

registrado em: