Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFS conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes
Início do conteúdo da página
CAMPUS ESTÂNCIA

Alunos do IFS conquistam prata na Mostra Brasileira de Foguetes

Criado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h59 | Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 10h59 | Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 12h15

Conquista incluiu ainda prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que ocorreu paralelamente à mostra 

FotosMostraFoguetes

Pelo segundo ano consecutivo a equipe do Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Estância conseguiu excelente desempenho na Mostra Brasileira de Foguetes, (MOBFOG), que ocorre paralelamente à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e este ano reuniu 150 mil estudantes. O resultado classificou os competidores para a XX Jornada de Foguetes em Barra do Piraí-RJ, realizada no mês de novembro com a participação de escolas das redes pública e privada de todo o país. 

Os alunos dos cursos integrado de Edificações, Matheus Santos Oliveira, 18 anos, e de Eletrotécnica, Luís Paulo Menezes Ávila, 16, e Lucas Batista Serafim, 16 anos, conquistaram medalha de prata na categoria nível IV da mostra. O foguete desenvolvido por eles conseguiu alcançar 200 m de distância horizontal e foi produzido a partir de materiais simples, como garrafa pet, cano de pvc e uma solução a base de bicarbonato de sódio e vinagre. 

“Com dedicação e força de vontade a gente chega a qualquer lugar. Estudamos muito o melhor formato, fizemos vários testes, usamos a imaginação e melhoramos a técnica. Aprimoramos a aerodinâmica e a qualidade da reação química, o que tornou o foguete mais veloz e eficiente”, explicou Luís Ávila. 

Competitividade 

A equipe foi orientada pelo professor de Física e coordenador de Pesquisa e Extensão (Copex) do campus, Tiago Cordeiro de Oliveira, que sempre incentiva os alunos a aprimorar seus conhecimentos em atividades práticas e competições. “Participar de disputadas nacionais de cunho científico são um excelente incentivo para que os alunos aprendam cada vez mais, se envolvem em pesquisa e extensão e sirvam de inspiração para os demais colegas”, ressaltou. 

Os alunos do IFS – Campus Estância sempre conquistam bons resultados em competições científicas. Em 2018, Matheus Santos Oliveira (categoria 2ª série) e Lázaro Alberto de Araújo (categoria 3ª série) levaram o bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que incluiu provas objetiva e discursiva. Luís Ávila conquistou menção honrosa nas olimpíadas brasileiras de Matemática e de Informática. 

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar foguetes o mais distante possível, a partir de uma base de lançamento. Foguetes e bases de lançamentos podem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. O planejamento e a execução dos trabalhos exige conhecimentos nas áreas de física, engenharia aerodinâmica, matemática e movimento parabólico.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57