Página inicial > Últimas Notícias > Campus São Cristóvão irá celebrar seus 95 anos de atuação
MARCO HISTÓRICO

Campus São Cristóvão irá celebrar seus 95 anos de atuação

Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h17 | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h17 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 21h33

As comemorações acontecerão entre os dias 29 e primeiro de novembro e contarão com festividades, cursos e palestras. A participação é aberta ao público.

Selo São Cristóvão site com logo do ifsO Campus São Cristóvão do Instituto Federal de Sergipe (IFS) completará 95 anos de existência. Para comemorar a data histórica, a instituição promoverá uma série de atividades festivas, culturais e de capacitação, voltadas para os públicos interno e externo. Na data do aniversário – quinta-feira, dia 31 de outubro -, haverá uma solenidade comemorativa a partir das 08h30, na frente do prédio principal, e durante toda a semana – de 29 de outubro a primeiro de novembro – será a I Semana Acadêmica do Campus São Cristóvão.

Segundo o diretor-geral do Campus, Marco Arlindo Nery, a instituição já vem se preparando para o aniversário da escola desde o início do ano, com o lançamento de uma logomarca alusiva aos seus 95 anos. E durante a cerimônia do dia 31 haverá uma mostra fotográfica e outras manifestações artísticas. O diretor destaca também demais atividades a serem realizadas no período comemorativo.

“Teremos a presença de autoridades inerentes ao contexto da instituição, uma palestra alusiva a história do Campus, com professor Jorge Carvalho, apresentações artísticas e musicais, homenagens a alunos egressos e ex-servidores. Práticas que têm o intuito fundamental de estimular o sentimento de pertencimento institucional, bem como a valorização e a preservação da memória da escola”, ressalta.

Semana Acadêmica
Outras ação comemorativa é a I Semana Acadêmica do IFS Campus São Cristóvão, um evento que reunirá atividades de capacitação (oficinas técnicas, cursos e palestras) nas áreas de agropecuária, agrimensura, agroecologia, alimentos, agroindústria e informática – cursos que compõem a oferta da instituição. De acordo com um dos responsáveis pela realização da semana, o professor Francisco de Carvalho, o evento possibilitará aos participantes, em especial estudantes e profissionais das referidas áreas, um conjunto de conhecimentos bastante atualizado, que atendem os anseios do mercado.

“Serão promovidas mais de 30 atividades com vistas à qualificação dos participantes, tais como: de fomento ao empreendedorismo, técnicas de otimização à mecanização agrícola, monitoramento de lavouras com o uso de drones, produção de fungos comestíveis e de queijos artesanais, produção e consumo de massas alimentícias sem glúten, dentre muitas outras. E o melhor: todas gratuitas”, explica o professor Francisco.

História do Campus São Cristóvão
Criada em 1924, a instituição originariamente dedicou-se à formação agrícola atrelada à correção dos denominados "desvalidos da sorte". Com o tempo, o aspecto técnico foi se tornando preponderante, sobretudo a partir da inserção do ensino de 2º grau (atual ensino médio). Ao longo da sua história, a instituição passou por várias denominações (Patronato Agrícola, Escola de Iniciação Agrícola, Colégio Agrícola e Escola Agrotécnica) e contribuiu para a formação de vários jovens oriundos, sobretudo, do interior dos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas.

Atualmente, a instituição, que se consolidou como referência no ensino agrícola no Nordeste, oferece para, aproximadamente, 800 alunos, cursos nos níveis médio técnico integrado (agropecuária, informática, agroindústria e aquicultura), subsequente (agropecuária, agroindústria, informática e agrimensura), concomitante (informática e agroindústria) e superior (agroecologia e alimentos) à comunidade sergipana e de outras localidades. É ainda a única escola do estado que oferta cursos em regime de residência, ou seja, os discentes dormem na instituição durante os dias em que acontecem as aulas, só retornam para as suas casas nos finais de semana.

Clique aqui para ter acesso à programação completa.

registrado em: