Página inicial > Últimas Notícias > Atividades de extensão marcam a semana letiva no Campus Tobias Barreto

Atividades de extensão marcam a semana letiva no Campus Tobias Barreto

Criado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 13h41 | Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 13h43 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 14h18

004As atividades ocorreram em torno de temas como racismo, empreendedorismo e aprendizagem de Libras.

A penúltima semana de novembro (18 a 22) foi movimentada no Campus do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de Tobias Barreto, foram ofertadas diversas atividades de extensão que atenderam a alunos, servidores e comunidade externa. De acordo com Telmo Oliveira, Coordenador de Pesquisa e Extensão do Campus todos os temas trabalhados durante a semana foram de fundamental importância para a formação dos estudantes.

003
Telmo é professor do curso de Informática e ofertou nos dias 21 e 22 de novembro um curso de Sistemas da Informação para o Comércio Varejista que buscou integrar alunos dos dois cursos técnicos do IFS e também a comunidade externa. “O curso que eu ofertei traz aos alunos de comércio e de informática a realidade dos sistemas de informação no ramo de varejo, apresentando algumas particularidades e erros que ocorrem no dia a dia”, explica o professor.

No dia 20, aconteceu a primeira aula da Oficina Mais Libras que ocorrerá até março de 2020 capacitando alunos e servidores. A ministrante do curso de extensão é a intérprete de Libras do Campus, a pedagoga Maysa Viana, ela explica que percebeu que existe essa necessidade da comunidade acadêmica de se comunicar com um aluno surdo do Campus, por conta disso o público-alvo foi interno. “A interação da turma foi positiva e todos foram participativos, a intenção do curso é justamente de praticar o diálogo em libras e a avaliação é sempre feita a partir de como eles estão praticando”, comenta. A aluna do Curso Técnico em Informática, Évelin Palma, que está participando da oficina conta que ter proximidade a pessoas surdas foi o que despertou seu interesse em fazer o curso. “Já sge 8era um curso que eu queria fazer, e como foi ofertado aqui no IFS eu aproveitei a oportunidade”, comenta a estudante.

Ainda no dia 20, à tarde e à noite, o Campus recebeu um evento em alusão à Semana Global de Empreendedorismo. A programação foi composta por palestras, sessões de ginástica laboral, e como principal destaque a presença de empreendedores locais que apresentaram aos alunos suas experiências práticas mostrando os desafios de empreender.

Entre os dias 18 e 21 foi realizado em horários diversos o Cultura Afro Festival, projeto idealizado por servidores de diversos setores do Campus Tobias Barreto. A psicóloga, Giceli Formiga, coordenadora do projeto explica que com o apoio da Gerência de Ensino e da Direção do Campus o projeto foi um dos vencedores do Edital Novembro Negro proposto pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Sinasefe Sergipe, que ofereceu recurso financeiro para a sua execução. De acordo com Giceli, o principal objetivo do evento foi o de proporcionar uma discussão sobre racismo e negritude a partir do cinema e da dança. Foram exibidos para alunos e servidores 04 filmes estrangeiros e nacionais, “escolhemos filmes que valorizam a cultura negra, que abordem o processo escravista em alguns pontos e principalmente o racismo e o feminismo negro”, explica.

001 006 005

A culminância do projeto aconteceu com uma oficina de danças afro-latinas, ministrada por Débora Lima, que apresentou para alunas e servidoras que participaram da atividade o que são essas danças, a importância da dispersão da cultura africana e sua atualização em países como os EUA, o Brasil, América Central e no próprio Continente Africano.

registrado em: