Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saiba como aproveitar o melhor do feriado sem sair de casa
Início do conteúdo da página
QUARENTENA

Saiba como aproveitar o melhor do feriado sem sair de casa

Criado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h46 | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 15h46 | Última atualização em Segunda, 13 de Abril de 2020, 14h03

Equipe de reportagem do IFS monta guia online de cultura, lazer e entretenimento para salvar o feriadão

Por Andrêzza Castro

Ebook getty MenorA chegada de um feriadão geralmente é motivo de alegria, euforia ou alívio. Muitas pessoas estariam prontas para viajar, conhecer um lugar novo, visitar algum familiar ou mesmo aproveitar o tempo livre para descansar, colocar aquela leitura ou série em dia. Porém estamos vivendo um momento atípico: o distanciamento social, indicado pelos órgãos de saúde como medida fundamental para diminuir a propagação do novo Coronavírus, veio de encontro aos planos de muita gente.

A essa altura você já tem consciência da importância de ficar em casa, mas também sabe o quanto é fundamental cuidar da saúde mental. Então que tal usar a criatividade e lançar mão da tecnologia para se divertir, recarregar as energias e cuidar do bem-estar no feriado? Pensando nisso, pesquisamos e selecionamos uma série de conteúdos para que os seus dias sejam divertidos e proveitosos, apesar das limitações que o momento impõe.

Mais do que nunca, a Internet se tornou um novo tipo de espaço público que vem funcionando como alternativa de conexão, lazer, cultura e entretenimento. Muitos artistas estão fazendo shows, apresentando os seus trabalhos e mantendo ativos os vínculos com o público nas suas mídias sociais; companhias de dança e teatro liberaram espetáculos; museus criaram exposições virtuais; profissionais de Yoga e personal trainers estão fazendo aulões no instagram e YouTube; editoras e plataformas de streaming disponibilizaram livros e filmes para baixar gratuitamente.

O conteúdo é vasto e as opções mais que atrativas. Confere aqui com a gente um guia de entretenimento, cultura e lazer que vai fazer desse feriadão em casa uma oportunidade de crescimento e diversão.

LITERATURA

A plataforma Amazon está com 50 mil títulos nacionais e estrangeiros disponíveis para baixar gratuitamente. As obras estão em formato e-book e podem ser lidas no dispositivo de leitura Kindle ou na sua versão em aplicativo para computadores, tablets e smartphones. Outra opção é a editora Companhia das Letras, que liberou 13 e-books gratuitos em seu blog até o dia 21/04. A ação é parte do projeto #FicaEmCasa da editora que conta com mais uma iniciativa muito interessante: o Diário do Isolamento, em que autores convidados registram e abrem para os leitores as suas experiências no isolamento social. E para as crianças de todas as idades, a Turma da Mônica liberou até o dia 25 de abril 188 gibis clássicos por meio do seu app Banca da Mônica, disponível para Android e IOS.

FestivalFicoemcasabrMÚSICA

No momento em que as aglomerações estão proibidas, os músicos estão descobrindo as lives como um meio de seguirem desempenhando o seu trabalho ao tempo em que contribuem para o bem-estar da sociedade. Até o dia 10/04 o #FestivalFicoEmCasaBR, que está em sua terceira edição, conta com uma programação diária de apresentações musicais de estilos diversos. No próximo domingo (12), a partir das 14h (horário de Brasília), o tenor italiano Andrea Bocelli fará um concerto especial de Páscoa na Catedral de Milão (Itália) com transmissão exclusiva no canal do YouTube do cantor.

Andrea Bocelli Foto Divulgação 2Plataformas também estão liberando conteúdos para que os internautas possam assistir shows históricos, a exemplo do Montreux Jazz Festival: são 35 shows de jazz e de outros gêneros musicais do blues, rock e pop de grandes nomes da música internacional. Para quem gosta de Ópera ou mesmo para quem nunca teve a oportunidade de assistir, a Metropolitan Opera de Nova York (Estados Unidos) está transmitindo um espetáculo por dia, sempre às 19h30 (horário de Brasília).

DANÇA

ColkerA Companhia de Dança Deborah Colker está oferecendo gratuitamente seis dos seus espetáculos, dentre eles “Cão Sem Plumas”, a primeira montagem de temática explicitamente brasileira, baseado no poema homônimo de João Cabral de Melo Neto (1920-1999). No seu canal do YouTube, a São Paulo Companhia de Dança disponibilizou a releitura contemporânea do clássico “O Lagos dos Cisnes”.

TEATRO

Fechado devido à pandemia do Coronavírus, o famoso Teatro Bolshoi está transmitindo online no seu canal do YouTube alguns dos seus espetáculos encenados ao longo de 195 anos de história. As transmissões acontecem até o dia 10 de abril, sempre às 13h (horário de Brasília). O Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa (Portugal), está disponibilizando, às sextas e sábados, produções apresentadas na casa nos últimos anos. Os espetáculos são publicados na sala online do teatro às 13h (horário de Brasília) e permanecem no ar posteriormente.

A la carteCINEMA

Para quem quiser uma alternativa ao YouTube, Netflix e canais de TV fechada, o Cine Belas Artes, de São Paulo, lançou a plataforma de streaming Belas Artes à La Carte, que está disponibilizando um catálogo de filmes clássicos e cult. Vale a pena conferir. Mais uma plataforma de streaming, a Spcine Play, liberou todo o seu conteúdo gratuitamente por 30 dias, incluindo títulos exclusivos em streaming e produções originais.

MUSEU

WhatsApp Image 2020 04 09 at 16.00.47Diversos museus em todo o mundo também estão ofertando parte do seu acervo em visitas virtuais. Dentre eles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a Pinacoteca também de São Paulo, o Museu do Louvre de Paris (França), o Museu do Vaticano em Roma (Itália), o Museu do Amanhã do Rio de Janeiro e o Instituto Inhotim de Brumadinho (Minas Gerais). Para os aficionados por futebol, o Museu do Futebol em São Paulo conta com 14 exposições online, incluindo a história da camisa canarinho e a visibilidade do futebol feminino.

ATIVIDADE FÍSICA

Dentre as orientações dos órgãos de saúde, está a prática de atividade física durante o período de isolamento social para evitar problemas como ansiedade e sobrepeso. E na Internet também é possível encontrar bastante conteúdo disponível. O BTFIT, maior aplicativo de atividade física do mundo, liberou todo o seu conteúdo gratuitamente pelo app e pelo canal do YouTube. A personal trainer Carol Borba também disponibilizou seus treinos no seu canal do YouTube. Para os praticantes da Yoga, os estúdios Downdog liberaram todos os aplicativos.

LIVES

Live menorCom o distanciamento social, uma série de lives com diversos temas estão sendo transmitidas. A cordelista sergipana Izabel Nascimento está realizando diariamente, às 20h, lives entrevistando diversos cordelistas e outros poetas de várias partes do Brasil através do seu perfil @izabel.cordel no Instagram. A editora tag Livros também está realizando lives com escritores renomados. Nesta quinta-feira (09), às 20h, o bate-papo será com a escritora brasileira, Conceição Evaristo no perfil @taglivros.

PARA A CRIANÇADA

Família menorDiversão para as crianças é algo que também não pode faltar nesse feriado. A contadora de histórias e atriz Bethânia Aragão realiza lives aos sábados e domingos com contação de histórias e recital de poesia, sempre às 19h30, no seu perfil do Instagram @bethaniaaragao. Aos domingos, às 15h, a escritora e contadora de histórias Vanda Maria, especialista em literatura e cultura afro-brasileira, transmite lives no seu perfil do Instagram @vandamariafe com a personagem Odara Dandara criado pela escritora para propagar contos populares africanos. Para as crianças com surdez, o canal do YouTube Mãos Aventureiras é uma excelente opção com acessibilidade, pois bons livros infantis devem ser desfrutados por todas as crianças.

E não esqueça, #ficaemcasa. Por si, pelo outro, por todos. Sua atitude pode salvar vidas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57