Página inicial > Últimas Notícias > IFS organiza lives no Instagram para aproximar a comunidade
INTERAÇÃO

IFS organiza lives no Instagram para aproximar a comunidade

Criado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 13h08 | Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 13h08 | Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 17h39

Primeira etapa acontecerá de 13 a 17 de abril, às 19h, na conta @ifsergipe_oficial, e terá a participação de professores e servidores

Por Alice Santos

Lives InstagramEm meio à necessidade de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, a internet tem sido utilizada como ferramenta para aproximar as pessoas. Pensando nisso, a equipe de Comunicação Social do Instituto Federal de Sergipe (IFS) organizou o “Dialogue IFS”, atividade que irá contar com a participação de professores e servidores técnicos em lives realizadas no perfil oficial da instituição no Instagram (@ifsergipe_oficial). A primeira etapa acontece entre os dias 13 e 17 de abril, sempre às 19h.

O Dialogue IFS tem como objetivo oferecer à comunidade interna e externa opções de conteúdo diversificado que auxiliem nesse momento de crise. O chefe do Departamento de Comunicação do IFS, Juliano Azuma, explica que os profissionais à frente do comitê de crise acreditam que essas atividades ajudam no envolvimento entre a comunidade e o instituto. “Nesse momento, as pessoas estão sofrendo bastante com o isolamento social e muitos estão até adoecendo emocionalmente. Portanto, é papel do IFS contribuir, de alguma forma, com a produção de conteúdo que alcance toda a sociedade, e não somente nossos servidores e alunos”, explica.

Os temas das lives vão desde cultura e entretenimento até dicas de estudos e organização, além de orientações quanto à saúde e ao bem-estar emocional. Todos assuntos são abordados numa linguagem acessível, o que permitirá uma maior interação e identificação com o público. Azuma destaca que a variedade de conteúdos proporciona uma quebra na saturação das informações relacionadas ao novo Coronavírus. “Receber essas informações é importante, mas pode se tornar cansativo. Vamos procurar apresentar temas bem diversificados, como o abordado pelo professor Pablo Sousa, na live desta segunda-feira (13), que irá falar sobre o universo do Senhor dos Anéis”, comenta.

Na terça-feira (14) a live será sobre estratégias para organizar os estudos com a pedagoga do Campus Glória, Jéssica Andrade. A profissional conta que desenvolve pesquisas sobre Cinema e Educação, motivo pelo qual aposta no uso do audiovisual como forma de educar. Jéssica destaca que a internet enquanto ferramenta para a aquisição de conhecimento pode ser uma aliada, mas é preciso cuidado com as distrações.

Nova ferramenta

“Percebo que a live é uma nova ferramenta para um público, em especial nossos estudantes, que já estão acostumados a utilizar as redes sociais. É nosso papel utilizar essas ferramentas para falar na linguagem do aluno. O que mais precisamos é aprender a utilizar essas tecnologias e tê-las a favor da educação, porque da mesma forma que há muito conhecimento acessível na internet, há também muita distração”, explica a pedagoga.

A professora do curso de Comércio do Campus Tobias Barreto, Raquel Nominato, que na live de quinta-feira (16) receberá o professor Luciano Dias do Instituto Federal do Amapá (IFAP), destaca a importância de utilizar formas inovadoras para entregar o conteúdo aos estudantes e, ao mesmo tempo, realizar contato com profissionais de outras instituições de ensino do país. “Interagir com públicos de outras localidades e de diferentes realidades amplia o interesse e a curiosidade dos alunos”, ressalta a professora.

A programação completa do Dialogue IFS desta semana você confere na imagem abaixo:

registrado em: