Página inicial > Últimas Notícias > IFS firma parceria com IFRN para capacitar professores em Educação a Distância
EAD

IFS firma parceria com IFRN para capacitar professores em Educação a Distância

Criado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 15h39 | Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 15h39 | Última atualização em Sexta, 17 de Abril de 2020, 10h49

CapacitacaoEmEAD41Inscrições vão de 16 a 21 de abril e aulas já começam próximo dia 24. Estão sendo ofertadas 350 vagas

Por Carole Ferreira da Cruz

A parceria recém-firmada entre os Institutos Federais de Sergipe (IFS) e do Rio Grande do Norte (IFRN) vai oferecer o Curso de Capacitação em Educação a Distância, na modalidade EAD, com carga horária de 120h. As inscrições são online e ocorrem de 16 a 21 de abril. Estão sendo ofertadas 350 vagas, destinadas preferencialmente para os professores do IFS diante do cenário desafiador de aproveitar as potencialidades das plataformas digitais para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

A previsão é que o curso comece ainda este mês, dia 24 de abril, com uma aula inaugural às 15:30 via webconferência. A parceria é mais que oportuna por coincidir com o período em que o Brasil aderiu à quarenta para enfrentar à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) e as instituições de ensino estão mobilizadas no sentido de criar as condições para os alunos continuarem produtivos e aprendendo em casa. A meta do curso é fazer com que os educadores sejam capazes de elaborar materiais didáticos que estimulem o aprendizado interativo e dominem o processo de avaliação.

Segundo o pró-reitor de Ensino, Alysson Santos Barreto, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a educação a distância no instituto, conforme previsto na Portaria IFS/1009, de 26 de março de 2020, e preparar os professores a atuar em contextos diferentes dos habituais. “A crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação exige, mais do que nunca, a necessidade de formação para que nossos educadores integrem teoria e prática em ambientes de interação mediada e atualizem suas metodologias de ensino”, explicou.

O curso busca preparar os professores a atuar na modalidade EAD a partir do uso das potencialidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle); adotar procedimentos didático-pedagógicos que auxiliem os alunos nas suas construções e necessidades; elaborar e executar o planejamento, o registro e a análise das aulas, seminários, debates, atividades individuais e/ou em grupo; problematizar o conhecimento a partir dos diferentes ritmos de aprendizagens e as subjetividades; articular e integrar os saberes de diversas áreas do conhecimento; usar os recursos tecnológicos disponíveis para subsidiar as atividades.

WhatsApp Image 2020 04 16 at 15.49.54

registrado em: