Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coletivos de artistas levam esperança para quem está em isolamento social
Início do conteúdo da página
CULTURA

Coletivos de artistas levam esperança para quem está em isolamento social

Criado: Terça, 05 de Mai de 2020, 11h12 | Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 11h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Mai de 2020, 15h49

Iniciativas culturais da cena local oferecem entretenimento e ainda ajudam outras pessoas nesse momento de pandemia

Por Anderson Ribeiro

Cobra poesiaO mundo vive um dos piores períodos da sua história recente. A pandemia da Covid-19 pôs à mesa das autoridades do planeta um desafio até pouco tempo impensado. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde, a OPAS, revelam que até o dia 4 de maio o número de infectados no mundo era de quase 3 milhões e meio de pessoas. Destas, 239.604 perderam a batalha para o novo coronavírus. No Brasil, o contágio cresce assustadoramente. Números atualizados mostram que já passamos dos 100 mil casos confirmados e das 7 mil mortes. O país já é o segundo em novos casos - atrás apenas dos Estados Unidos - e o terceiro em novas mortes - ultrapassado também pelos EUA e pelo Reino Unido - e está emergindo como o possível novo epicentro da pandemia.

Diante de tantas incertezas, diversos países implementaram medidas para tentar conter o vírus. Governos anunciaram ações de isolamento social, adotaram o 'home office', fizeram campanhas para que a população consiga se precaver minimamente do contágio, incentivando o uso de máscaras e a higienização das mãos e dos objetos, entre outras medidas e, desde então, uma nova realidade se impôs. Agora é a vez da sociedade ser desafiada a repensar suas atitudes e a se reinventar para viver nesses tempos de pandemia. O período de isolamento, sem data para acabar, só alimenta transtornos como a ansiedade. Somado a isso, a descapitalização dos trabalhadores, sobretudo daqueles que se dedicam aos palcos da vida: os artistas.

Pensando nisso, alguns coletivos de artistas em Sergipe resolveram colocar as asas da imaginação para fora e criaram alternativas para levar um pouco de leveza e esperança às pessoas. Aqui destacamos dois deles para que a comunidade do Instituto Federal de Sergipe (IFS) tenha acesso. Um composto por músicos, produtores culturais e designers gráficos que criaram o projeto 'Pequenas Notas pela Música', a fim de ajudar a cena musical sergipana e, o outro, de poetas e intérpretes: o Co/verso-19, que publica vídeopoemas inéditos, três vezes por semana, nas mídias sociais.

Coverso 19CO/VERSO-19

Coletivo de poetas e intérpretes, o Co/verso-19 surgiu no início do mês de abril. Como o nome sugere, a inspiração foi por causa da doença causada pelo novo coronavírus: a Covid-19. Fábio Ribeiro, co-fundador do coletivo, poeta e servidor do município de Tobias Barreto, convidou amigos também poetas para, nesse momento de pandemia, produzir vídeopoemas e compartilhar na rede. A ideia deu tão certo que hoje soma mais de 20 poetas e já tem mais de dez produções publicadas. "Eu vi uma matéria na tevê sobre uma senhora que telefonava para os conhecidos numa comunidade do Rio de Janeiro e lia poesias ou trechos de algum livro a fim de diminuir o distanciamento social. Aí resolvi chamar os amigos, criamos o grupo e não paramos mais", revela Fábio.

Os poetas são de diversos estados. Além de Sergipe, há artistas da Bahia, Ceará, Paraíba, Brasília e Minas Gerais, mas os vídeopoemas têm alcance internacional. Fábio diz que a rede de amigos dos participantes tem pessoas de países da América Latina como Argentina, Colômbia, Peru, Venezuela, Cuba e Honduras, que o coletivo envia versões em espanhol e, versões em inglês, para os países asiáticos Índia e Paquistão. "As traduções são feitas por dois amigos especialistas em línguas estrangeiras. Para o espanhol, quem traduz é Evandro Reis, que mora em Tobias Barreto e, para o inglês, o professor Everton Nascimento, da cidade de Lagarto", explica.

Matéria capa PoesiaQuem quiser somar-se ao grupo é só segui-lo no instagram (@coverso19) e no facebook (Co-verso  19), deixar mensagem demonstrando interesse, que alguém do coletivo entra em contato. Os vídeos têm que ser enviados creditados com nome do poeta, intérprete - se não for o autor do poema - e quem fez as imagens, se possível. Junto deve acompanhar uma minibiografia do autor e uma cópia do poema. As produções são publicadas todas as terças, quintas e sábados. "Assim dá pra administrar a fila e atender a demanda sem falhar", finaliza o co-fundador do Co/verso-19, Fábio Ribeiro.

Matéria Pquenas notasPEQUENAS NOTAS PELA MÚSICA

O projeto visa transmitir lives de shows de artistas com venda de ingressos no valor de R$ 7,50, via Sympla, e reverter a renda para os artistas sergipanos que estão sem trabalho durante o período de pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Dezenas de artistas já foram contemplados com vouchers de R$100. O evento online acontece todos os domingos, às 17h, no instagram ‘pequenasnotaspelamusica’. Já foram realizadas cinco edições. Passaram no palco do Pequenas Notas pela Música os músicos sergipanos Henrique Teles, Alex Sant’Anna, TORI, Banda Donali e o cantor pernambucano Silvério Pessoa.

O projeto é formado por um grupo de músicos, produtores culturais e designer gráfico voluntários. “Formamos um time para ajudar a cena musical a atravessar esses tempos de distanciamento social, que afeta a realização de eventos e o ganha pão de nossos artistas. Recebemos o apoio do coletivo Ensaio Secreto, que traz mais de 230 edições semanais de incentivo à cena artística. Através do coletivo, auxiliamos na produção de cada edição, além de realizarmos o cadastro e sorteio dos músicos contemplados”, destaca o produtor que faz parte do grupo, João Victor Fernandes. Os artistas interessados podem se cadastrar pelo instagram do coletivo @ensaiosecretoaju.

 A Banda Donali, formada pela cantora Fernanda de Aquino e pelo multi-instrumentista David Davi, foi a última atração do Pequenas Notas pela Música. Fernanda revelou a satisfação em participar do projeto. “É uma situação delicada para todos, e o setor artístico necessita de toda ajuda possível. É uma grande alegria pra nós utilizar nossa música para levar algum alento aos colegas que estão em situação difícil”, finalizou.

Confira aqui alguns vídeos do Co/verso-19:

@coverso19 no instagram:

Poesia: Mel Renault
Poeta: Nascente
https://www.instagram.com/p/B_DwW0GBb67/?igshid=25ye6blj0tlt

Poesia: Avidez
Poeta: Anderson Ribeiro
https://www.instagram.com/tv/B_DEZFbh2Ih/?igshid=1peehmiyr9k9x

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Debug de template
Prefixo de posicoes de modulo: com_content-article
ID Item de menu ativo: 121
LINK Item de menu ativo: index.php?option=com_content&view=category&id=57