Página inicial > Últimas Notícias > Podcast educativo promove debate sobre política e sociedade

Podcast educativo promove debate sobre política e sociedade

Criado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 11h09 | Publicado: Quarta, 27 de Mai de 2020, 11h09 | Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2020, 12h53

Projeto do IFS com instituições parceiras gera reflexões sobre a racionalidade humana em tempos de pandemia

Por Andrêzza Castro

Patifeiros 1O distanciamento social como medida de combate à pandemia provocada pela Covid-19 ainda não permite que as pessoas frequentem as salas de aulas e as rodas de conversa para discutir as temáticas da atualidade, mas a internet segue sendo a maior aliada no acesso ao conhecimento e possibilitando interação nesse momento. Muitos profissionais andam se reinventando e criando alternativas criativas para levar informação e proporcionar reflexões durante a quarentena.

Com o objetivo de debater temas políticos, sociais, econômicos e culturais, a partir da voz de alunos e professores, nasceu o projeto Patifeiros, podcast de caráter educativo que, durante uma hora, promove um intercâmbio de ideias com reflexões, provocações e debates, com vistas a avançar na luta pelo reconhecimento ao direito do indivíduo de pensar e falar. O projeto é uma parceria entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, o Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa de Nossa Senhora da Glória e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus do Sertão.

A idealizadora e coordenadora do projeto, professora doutora Aline Ferreira do IFS - Campus Itabaiana, explica que o podcast é fruto de outro projeto preexistente. "O Patifeiros é a versão online do projeto 'Jornal Escola sem Patifes', um trabalho interventivo executado em 2018/2019 que teve como objetivo reagir aos discursos de ódio direcionados a professores e alunos, os quais eram chamados de ingênuos, partidaristas, verdadeiros fantoches nas mãos de ideologias ditas de esquerda”, esclareceu.

Além da professora Aline Ferreira, o programa também conta com a apresentação e coordenação da professora mestre Carmem  Almeida, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa. A equipe ainda é formada pelo técnico José Eduardo Costa da UFS - Campus do Sertão, responsável pela edição dos programas e suporte de Tecnologia da Informação (TI), e mais oito alunos das três instituições de ensino parceiras.

Segundo Aline Ferreira, a parceria entre as três instituições públicas do estado de Sergipe proporcionou novas didáticas e metodologias de ensino, tornando o processo de ensino-aprendizagem um espaço que rompe estruturas físicas e se alicerça no senso de solidariedade e troca de conhecimentos. “Estimulamos os estudantes envolvidos a serem protagonistas das suas produções e análises, de forma que os mesmos elegem conteúdos e temas que gostariam de debater com a comunidade escolar”, pontuou.

Para Maísa Lima, aluna do IFS - Campus Itabaiana, atuar no podcast Patifeiros é uma grande oportunidade. "Está sento uma experiência maravilhosa, de bastante conhecimento, estou me aprofundando em vários assuntos importantes, com certeza uma das melhores coisas que já me aconteceu foi entrar nesse projeto maravilhoso”, comemorou.

Patifeiros Podcast Virus x Vermes Ep01 Capa 1“Vírus x Vermes”

O podcast Patifeiros está sendo disponibilizado em temporadas. A primeira, denominada "Vírus x Vermes: os mitos que o Corona derrubou", traz três episódios e foi iniciada com o debate "O mito da racionalidade humana", no qual a Covid-19 é abordada pelo viés sociológico.

Ao longo do programa as discussões apontam diversos paradoxos que levam a questionar a racionalidade humana, a exemplo da omissão do Estado frente ao combate à pandemia. “Democrático, devastador e incerto, o Coronavírus faz de 2020 o ano em que a terra parou, faz ruir mitos e tenta interromper a pandemia da ignorância”, discorre a professora e apresentadora Carmem Almeida nas suas reflexões.reunião WhatsApp Image 2020 05 25 at 16.34.14

Em respeito às medidas de combate à pandemia, todas as reuniões e gravações dos programas estão sendo realizadas remotamente. A equipe utiliza as plataformas Zoom e a rede social Whatsapp para planejar, discutir e gravar os conteúdos para cada episódio, ficando a cargo do técnico José Eduardo Costa da UFS - Campus do Sertão a edição dos áudios e montagem dos programas.

Questionada se os programas continuarão sendo produzidos após o término do prazo do projeto, a professora e idealizadora Aline Ferreira foi enfática: “Com certeza! Além de um projeto de extensão, este é um projeto de vida. Seguiremos fazendo patifaria, pois este é o nome dado àqueles que questionam, investigam e informam”, frisou.

Os próximos episódios da primeira temporada que irão ao ar têm como título “O mito de que o SUS não funciona” e “O mito de que o mercado pode salvar”, seguindo a linha editorial do projeto que é promover o debate sobre política, economia, sociedade, cultura e vida. Os episódios serão disponibilizados, quinzenalmente, nas plataformas relacionadas abaixo. Clique para ouvir.

Soundcloud

Google Podcast