Página inicial > Últimas Notícias > 5ª Exposição do Memorial do IFS ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro
MEMÓRIA

5ª Exposição do Memorial do IFS ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro

Criado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h41 | Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 10h41 | Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 08h57

Evento faz parte da programação da 15ª Primavera dos Museus

museus exposiçãoPor: Monique de Sá

O Instituto Federal de Sergipe (IFS) fará parte da programação da 15ª Primavera dos Museus, evento que reúne instituições de diversos estados com atividades interativas, tendo como tema este ano: “Museus: Perdas e Recomeços”. As atividades do Instituto serão realizadas entre os dias 21 e 23 de setembro, através da 5ª exposição do Memorial do IFS, evento que está sendo organizado pela Coordenadoria Geral de Protocolo e Arquivo (CGPA) da instituição.

As ações serão todas on-line, sendo veiculadas por meio do perfil no Instagram: @ifsmemorial e tendo como objetivos o de proporcionar a todos o conhecimento sobre a história da instituição, bem como o de despertar o sentimento de valorização, pertencimento e identidade. A exposição será aberta tanto para a comunidade interna quanto externa, não necessitando de inscrição prévia.

Durante os três dias, os participantes terão acesso a fotografias e jornais (formato de vídeo) sobre as ações da instituição em duas grandes pandemias vivenciadas pela sociedade: a Gripe Espanhola e a Covid-19. “Especificamente no dia 22 trataremos da Gripe Espanhola e o papel da Escola de Aprendizes durante a momento, e no dia 23 o vídeo terá como assunto central o papel do Instituto durante a pandemia de Covid-19”, detalha Manuela do Nascimento, arquivista do IFS e uma das responsáveis pela organização da exposição virtual.

Ela ressalta também que a participação da instituição na 15ª Primavera dos Museus leva o trabalho do Memorial do IFS ao campo museológico nacional, além de tornar-se um ponto de acolhimento e reconstrução de novas memórias, formando assim uma nova sociedade. “O Memorial busca refletir sobre as ações de ontem e as ações de hoje demonstrando a preocupação que o IFS tem em ajudar a sociedade sergipana em seu crescimento e desenvolvimento”, acrescenta Manuela.

A programação do evento ainda contará com depoimentos de alunos, que trataram sobre pesquisas desenvolvidas com a temática abordada; e com um vídeo da reitora Ruth Sales, falando sobre as ações do IFS durante a pandemia. Além disso, a exposição utilizará também projetos ligados à área histórica, como os das professoras: Iara Bichara (projeto 111 anos do Campus Aracaju) e Lorena Campelo, do Laboratório de História (Labhist) do Campus Estância.

A programação está imperdível! PRESTIGIE!

registrado em: