Página inicial > Últimas Notícias > IFS realiza 3ª edição do Encontro de Libras, evento da 9ª Semana Aracaju Acessível
INCLUSÃO

Criado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 10h14 | Publicado: Terça, 21 de Setembro de 2021, 10h14 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 11h04

Membros da comunidade interna e externa podem se inscrever via Sispubli

libras ifs capaNesta sexta-feira, 24, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) fará parte da programação da 9ª Semana Aracaju Acessível, através da 3ª edição do Encontro de Libras – um importante espaço de discussão sobre o universo surdo e o poder transformador da ação inclusiva neste cenário. A ação será veiculada no canal oficial do Instituto no YouTube, das 8h às 12h. Os interessados têm até esta quinta, 23, para se inscrever por meio do Sistema de Publicações do IFS, o Sispubli.

As palestras e debates abordarão duas tecnologias assistivas facilitadoras da comunicação para pessoas surdas: Hand Talk - Quebrando as barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes, que será proferida por Lívia Gabos (coordenadora de produtos e acessibilidade) e Cybele Cavalheiro (assistente de UI/UX Designer na Hand Talk); e Sistema de Tradutor Bidirecional de Língua de Sinais como instrumento de inclusão, palestra ministrada pela professora Waléria Vaz, do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem (NEEL) – Campus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG).

A ação reforça a preocupação da instituição com a formação integral do cidadão, com a equidade e com a inclusão social de pessoas com deficiência, sendo uma iniciativa do Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva (Naedi) do IFS, da Pró-reitoria de Ensino (Proen) e aberta para membros da comunidade acadêmica, como também para pessoas da comunidade externa.

A psicóloga do IFS e uma das organizadoras do Encontro, Christianne Rocha, ressalta o trabalho dos organizadores da Semana Aracaju Acessível, que a cada ano pensam em temas importantes para serem discutidos com a comunidade, levando informações, disseminando conhecimento acerca de temáticas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência.

“Neste ano, principalmente diante da pandemia que ainda vivenciamos, os organizadores trouxeram a proposta de discutir o tema: ‘O Poder Transformador da Ação Inclusiva’. E seguindo o tema proposto para a 9ª Semana Aracaju Acessível, discutiremos no III Encontro de Libras do IFS ‘O Poder transformador da inclusão social para a vida da pessoa surda’, afirma Christianne.

Desde 2013, a Semana Aracaju Acessível tem sido uma voz em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. O projeto é idealizado pelo jornalista Lucas Aribé, sendo considerado o principal evento aracajuano sobre acessibilidade, com uma programação vasta com trocas de experiências, discussões, debates, reflexões, etc.

registrado em: